Search
quinta-feira 21 janeiro 2021
  • :
  • :

STFautoriza aquisição de vacina contra Covid-19 e Gladson já iniciará trâmites para compra

Nesta quinta-feira (17) o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, autorizou estados, o Distrito Federal e os municípios a comprarem e aplicar vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Anvisa.

A decisão destaca que a vacina escolhida também podem ser escolhida, caso, tenham sido registrada e liberada por uma das quatro agências sanitárias citadas em lei federal assinada em fevereiro: as dos Estados Unidos, da União Europeia, da China ou do Japão.

“Os beneficiados poderão dispensar às respectivas populações as vacinas das quais disponham”, declarou o ministro em sua decisão

A garantia dada pelo ministro, servirá em caso de descumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 ou na hipótese de o plano não prover “cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença”, diz trecho do processo.

O governador Gladson Cameli disse que a partir de agora, o governo fará os trâmites legais para adquirir os imunizantes que venha a ser aprovada pela Anvisa.

Lewandowski diz ainda que a utilização de vacinas aprovadas por agências estrangeiras poderá ocorrer caso a Anvisa não expedir, em 72 horas, autorização para o uso dos imunizantes.




Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support