quinta-feira 21 janeiro 2021
  • :

Estado firma parceria com Prefeitura de Placido de Castro

Estado firma parceria com Prefeitura de Plácido de Castro para conciliar ações de agronegócio com Meio Ambiente

Sema tem meta de implementar o Programa de Regularização Ambiental (PRA) em mais de cem hectares no Acre, somente em 2021

O potencial do agronegócio no Acre, de acordo com o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-AC), está ligado diretamente à produção familiar, com a utilização de áreas que já se encontram abertas. Esse levantamento vem sendo feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e nesta quarta-feira, 6, o prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva, foi até o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), em Rio Branco, para firmar parceria com o Estado.

Os técnicos do Escritório de Gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do PRA apresentaram as áreas agricultáveis da região e também falaram sobre as espécies que podem melhor se desenvolver no município. Para 2021, a meta da Sema é implementar o PRA em mais de cem hectares no Acre.

Estado e Prefeitura de Plácido de Castro firmam parceria durante reunião no Cigma. Foto: Cedida

A deputada federal Vanda Milani e o secretário de Agricultura de Plácido de Castro, Adevilson Queiroz, também participaram do encontro técnico. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, disse que o Cigma está de portas abertas para que as prefeituras possam alinhar as políticas de Agronegócio e Meio Ambiente.

1. “As ações da pasta ambiental estão aproximando cada vez mais o produtor rural da regularização. Estamos oferecendo todas as ferramentas necessárias para que as famílias do Acre possam se desenvolver. Estamos facilitando o acesso ao CAR, ao PRA, revisando o ZEE e em breve vamos lançar os centros integrados de meio ambiente em todas as regionais, levando para próximo de quem mais precisa a oferta dos serviços ambientais”, disse Israel Milani.

Os técnicos do Escritório de Gestão do CAR e do PRA apresentaram as áreas agricultáveis da região de Plácido de Castro. Foto: Cedida

Durante a reunião, ficou estabelecida a assinatura de um termo de cooperação técnica (TCT) entre a prefeitura e a Sema, para capacitar técnicos do município para análise dos dados do CAR. Nessa parceria também ficou garantido o apoio da prefeitura para a implementação do PRA na região de Plácido de Castro.