quinta-feira 21 janeiro 2021
  • :

Secretaria Municipal de Saúde de Plácido de Castro, realiza arrastão de combate a Dengue.

Nesta manhã de quarta-feira, 13, a prefeitura Municipal de Plácido de Castro através da secretaria Municipal de Saúde, realizou um arrastão de Combate ao mosquito transmissor da dengue. Cada equipe dos agentes de saúde com os agentes de Endemias, fazem o arrastão em sua área de serviços. Objetivo desse arrastão é orientar as pessoas a combater o mosquito Aedes Aegypti.

Dentro das ações ao Combate a Dengue, a Secretaria de Serviços urbanos realiza limpeza e roçagem das praças e ruas de nossa cidade. Todos junto com um objetivo eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as ações para eliminar os criadouros do mosquito são simples:
– Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.
– Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, caçambas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.
– Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.
– Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.
– Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.
– Entregue pneus velhos ao serviço de limpeza urbana, caso precise mantê-los, guarde em local coberto.
– Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.
– Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.
– Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada.
– Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.
– Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.
– Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.
– Permita sempre o acesso do agente de saúde em sua residência ou estabelecimento comercial.

Prefeitura Municipal de Plácido de Castro “Nossa Cidade Mais Feliz”.

Plácido de Castro – Acre, 13 de janeiro de 2021.
Assessoria Especial de comunicação e marketing- AECM