top of page
  • Foto do escritorASCOM

Com o apoio da Prefeitura Municipal e com show ao vivo da cantora Amanda Ferrari, de São Paulo, Dia do Evangélico acontece nesta terça, 23


Plácido de Castro, 22 de janeiro de 2024 - A cidade de Plácido de Castro, no estado do Acre, vai celebrar nesta terça-feira (23) o Dia do Evangélico, com uma programação especial que contará com a presença da cantora Amanda Ferrari, diretamente da São Paulo. Nas redes sociais, ela acumula mais de 250 mil seguidores, somente no Instagram. O evento é organizado pela Associação de Ministros Evangélicos de Plácido - AME e conta com o apoio incondicional da Prefeitura Municipal, através do prefeito Camilo da Silva, bem como do Governo do Estado do Acre, por intermédio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo - SETE, bem como, da Agência de Notícias Publicidade e Marketing - Informativo Plácido.

O evento será realizado em Frente a Praça dos Seringueiros, um local histórico e emblemático da cidade, onde acontecem diversas manifestações culturais e eventos públicos. O Dia do Evangélico, simboliza uma data de comemoração para a religião evangélica. Os números do Censo 2022 do IBGE, sobre religião, ainda não foram divulgados, mas, de acordo com o Censo de 2010, entre os 86,8% brasileiros que se declararam cristãos, 22,2% disseram ser evangélicos.

Já uma pesquisa Datafolha, publicada em 2020, mostrou que os evangélicos somavam 31% dos brasileiros que dizem ter religião. Conforme a pesquisa, as mulheres representavam 58% dos seguidores.

O evento também contará com a presença especial do pastor Tarcio Nascimento, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, de Rio Branco. Ele vai ministrar a palavra e trazer uma mensagem sobre o papel dos cristãos na sociedade atual.

No que acreditam os evangélicos?

Os evangélicos, segundo o presidente do Conselho de Pastores no DF, Josimar Francisco da Silva, têm a Bíblia como bússola. “O que está na bíblia, a gente procura cumprir com toda a fidelidade possível”, diz.

“Nossa crença principal é a palavra de Deus, ela comanda a igreja. Toda a igreja evangélica está baseada na Bíblia, nos seus princípios”, afirma Josimar Franscisco.

A religião tem o nome com influência do evangelho, que é a vida e a mensagem de Jesus Cristo contada na Bíblia por meio dos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João, segundo Pérsio Costa Rosa, pastor e mestre em Teologia.

“O termo ‘evangélico’ utilizado para indicar as igrejas evangélicas atuais tem origem em duas perspectivas: a primeira, teológica, que evoca o fato de as igrejas protestantes – ainda que com algumas diferenças – buscarem fundamentar a prática de sua fé a partir dos Evangelhos (a Bíblia); a segunda, está relacionada às novas gerações de igrejas oriundas dos primeiros movimentos de reforma, que buscam, de alguma forma, estabelecer sua própria identidade”, diz Pérsio Costa Rosa.

Quais são os tipos de igrejas evangélicas?

O Dia do Evangélico é marcado por festas, cultos e encontros de música gospel. Mas, de acordo com os costumes de cada templo, a celebração pode variar.

Veja abaixo os tipos de igrejas evangélicas segundo os pastores consultados:

  • Tradicionais: mais antigas com mais de 100 anos, elas são divididos em conservadoras e liberais. Exemplos: igreja Presbiteriana, igrejas do Véu.

  • Pentecostais: igrejas mais novas que 100 anos, foram pivô do crescimento no Brasil nos anos 1980 e são conhecidas como igrejas renovadas. Além disso, são divididos em denominações com forte apelo catequizador ou missionário. Exemplos: Batistas Renovadas, Deus é amor.

  • Neopentecostais: criadas nos últimos 15 anos, são modernas e a ênfase evangelística se alinha – em sua maioria – à teologia da prosperidade e ao envolvimento político como instrumento de mudança social. Há a questão do empreendedorismo, busca sucesso profissional. Exemplos: Bola de Neve.

Como surgiu a igreja evangélica?

As primeiras igrejas evangélicas têm origem na Reforma Protestante de 1517, em 31 de outubro, quando o teólogo Martinho Lutero (1483-1546) escreveu “95 teses” com uma série de críticas à Igreja Católica. Entre os protestantes, atualmente, estão os luteranos, os batistas, os presbiterianos, as igrejas reformistas, as pentecostais e as adventistas, entre outras.

“O ato ousado de Lutero foi visto como um protesto contra a corrupção do Evangelho e estabeleceu a ruptura ao status quo hegemônico religioso. […] Católicos e protestantes estavam, juridicamente, separados. Esse evento marcou uma divisão religiosa e política em toda a Europa ocidental”, diz Pérsio Costa Rosa, pastor e mestre em Teologia.Os protestantes são um dos grupos do cristianismo. Já os evangélicos “são um dos muitos grupos dentro do protestantismo”, apontam pesquisadores de religiões.Sobre

Amanda Ferrari Amanda Ferrari, 40 anos, nasceu em Suzano, São Paulo no ano de 1984. É uma cantora e compositora evangélica de música gospel, indicada ao Troféu Promessas em 2012, nas categorias Revelação e Melhor CD Pentecostal. Possui quatro Discos de Ouro pelos CDs "Lutando e Vencendo", "For Kids - Vol. 1", "Eu Vejo Deus" e "Sobreviventes". Em torno de toda sua carreira ela já vendeu cerca de 350 mil cópias.Amanda Ferrari a primeira cantora a filiar-se ao Ministério Hora de Semear Fogo tem viajado pelo Brasil a fora para louvar a Deus, e tem visto o agir de Deus, um verdadeiro pentecoste por onde tem passado. No mês de setembro foram várias cidade, a saber: Uberlândia-MG, Iguapê -SP, cidades do Vale do Ribeiro,Miracatu-SP, Pariguela açul –SP, Três Lagoas – MS, Registro-SP e São Sebastião da Bela Vista- MG.Em todos estes locais o resultado foi o mesmo, o nome do senhor foi exaltado, e muralhas caíram por terra, pessoas foram libertas, almas salvas, e o inimigo mais uma vez derrotado.

Porque a adoração dos fieis rompeu as barreiras e chegou à presença de Jeová.O estilo pentecostal de Amanda Ferrari é sua principal diferenciação, ela não quer apenas louvar a Deus, mas quer que seu louvor seja recebido por Deus e que haja manifestação do Espírito Santo, e para isto ela tem consagrado e buscado ao Senhor. E Deus tem atendido o clamor dela.Em duas das cidades que esteve o Espírito Santo se manifestou de tal forma que não houve mensagem o culto terminou em adoração, línguas estranhas, curas e renovo, e a igreja exaltando ao nome do Senhor, um pedacinho do céu na terra.Ela afirma que foi recebida com tanto carinho em todas as cidades que esteve, e ficou surpresa ao ver que todos conheciam seus hinos e louvavam a Deus junto com ela. A aceitação do novo CD também é algo que a surpreende, superou as expectativas e confirmou mais uma vez que o Senhor está em seu ministério.O Pr. Dirceu, da Igreja Assembléia de Deus de Pariguela-SP afirmou que ficou maravilhado com a autoridade espiritual que há na cantora Amanda, e deseja que ela volte mais vezes a sua cidade, pois a sua estadia lá foi uma verdadeira benção. Um louvor sincero é como o de Paulo e Silas na prisão, quebra as correntes, abre as portas que estão fechadas.




Comments


bottom of page