top of page
  • Foto do escritorASCOM

CRAS realizou um evento de campanha alusiva ao Agosto Lilás

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Benedito de Oliveira Matos, de Placido de Castro, em parceria com a Prefeitura Municipal realizou na última sexta-feira (25) o evento da campanha alusiva ao Agosto Lilás, que visa conscientizar a população sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher.

O evento contou com a participação de cerca de 60 mulheres atendidas pelo CRAS, que participaram de uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, ministrada pela Gabriela Alves Coelho, Assessora Jurídica da Defensoria Pública de Plácido de Castro. Ela explicou os tipos de violência doméstica e familiar, os direitos das mulheres, os mecanismos de proteção e os canais de denúncia disponíveis.

Em seguida, as mulheres participaram de um delicioso café da manhã onde puderam compartilhar suas experiências, dúvidas e opiniões sobre o tema. Elas também receberam orientações sobre saúde, autoestima e empoderamento feminino, além do café da manhã teve os sorteios, de 10 cestas básicas, 40 brindes arrecadados.

A coordenadora do CRAS, Mara Passamani, destacou a importância da campanha Agosto Lilás para sensibilizar as mulheres sobre a necessidade de romper o ciclo da violência e buscar ajuda. Ela também ressaltou o trabalho do CRAS em oferecer serviços de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“O CRAS é um espaço de acolhimento, escuta e orientação para prevenção a mulheres para que não sofram algum tipo de violência e se caso houver caso detectado é encaminhada aos órgãos de proteção social. Nós temos uma equipe multidisciplinar que atua na promoção dos direitos e na garantia da cidadania das mulheres. Além disso, nós realizamos atividades de prevenção, como oficinas, grupos, palestras e campanhas educativas”, disse.

“É fundamental que as mulheres cuidem da sua saúde física e emocional. A violência afeta não só o corpo, mas também a mente das mulheres. Por isso, nós temos profissionais capacitados para acolher e acompanhar as mulheres que precisam de cuidados. Nós também fazemos parte da rede de enfrentamento à violência contra a mulher e estamos à disposição para ajudar no que for preciso”, afirmou.

Os meus agradecimentos a equipe do Cras que fez tudo com muito amor e carinho para que esse evento pudesse acontecer e a todos os que colaboraram com os brindes meu muito obrigada.

A campanha Agosto Lilás foi instituída em 2016 pela Lei nº 13.104/20161, em alusão aos 10 anos da Lei Maria da Penha2, que completou 15 anos no dia 7 de agosto. A campanha tem como objetivo divulgar a lei, sensibilizar a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher e fortalecer os serviços especializados da rede de atendimento às mulheres em situação de violência.


Comentarios


bottom of page