• ASCOM

Eleição e posse do Conselho municipal de promoção a igualdade racial em Plácido de Castro

Atualizado: 7 de fev.


Na manhã desta quinta-feira 27 de janeiro foi realizado a reunião de eleição e posse do Conselho municipal de promoção a igualdade racial (COMPIR).

Na oportunidade foi apresentado e empossado os 8 membros titulares e 8 suplentes sendo metade governo, metade sociedade com mandato de dois anos.

Em número presencial reduzido por conta do alto número de casos de COVID-19, mesmo assim foi possível eleger presidente, vice presidente e secretária, sendo elas:


Rosineide Lima da Silva, Ronéria Gondim da Silva e Erika da Silva Alencar para os respectivos cargos.

O COMPIR é vinculado a Secretaria da Mulher, Cidadania Assistência Social e Trabalho de Plácido de Castro e tem por finalidade propor políticas voltadas à promoção da igualdade racial, combate ao racismo e efetivação de ações afirmativas.

Visando à valorização e ao reconhecimento da participação histórica das populações negras e outras etnias vulneráveis a discriminações, reconhecendo-as como agentes sociais de produção de conhecimento e estimulando a preservação de suas manifestações.


COMPETE AO CONSELHO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

Formular a política de promoção da igualdade racial;


Deliberar sobre conveniência e oportunidade de implantação de programas, ações afirmativas e serviços relativos às políticas sociais básicas de educação, saúde, recreação, esporte, lazer

Profissionalização e Assistência Social, em caráter supletivo, para aqueles que dela necessitam, a fim de que se possa assegurar a plena inserção da comunidade negra na vida sócio econômica;


Desenvolver estudos, pesquisas e debates relativos aos problemas sócio-raciais vividos pelas minorias étnicas raciais e pela comunidade negra do município.

0 comentário