A equipe do CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, vem de forma imponente, trabalhando na proteção social básica em Plácido de Castro e Vila Campinas.
Essa gloriosa equipe, tem como fundamento, prevenir a ocorrência de situação de vulnerabilidade e riscos sociais nos bairros, por meio do desenvolvimento de potencialidade e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos serviços e benefícios sociais.
Na manhã desta segunda-feira, 31/01/2022, nossa reportagem esteve na sede do CRAS, onde numa conversa franca, aberta e muito explicativa, com a Sra. Dayane Assunção, Coordenadora/CRAS, Majane Barros, Psicóloga e josinete Cavalcante, Assistente Social, traz pra você, informações preciosas que refletem a relevante importância deste órgão e suas atividades, para a população placidiana.
O público alvo do CRAS, são crianças na faixa etária de 3 a 6 anos, necessitadas de fortalecimento de vínculo familiar, onde o CRAS, por sua vez, oferece atividades recreativas, sócio educativas que aprimoram o seu desenvolvimento nessa faixa etária.
Além disso, o CRAS atende também crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, e ainda, idosos de 70 anos, que tenham sofrido algum tipo de trauma, depressão e etc.
As funções exercidas pelo CRAS em Plácido de Castro, vão além do conhecimento de muitos, por exemplo: Benefícios eventuais que são oferecidos à famílias de baixa renda, tais como: Auxílio alimentação (Cestas básicas), auxílio funeral (Urna e translado), e aluguel (Até 3 meses, podendo ser prorrogado ou não).
Ainda dentro das atividades exercidas pelo CRAS, está o atendimento a demandas encaminhadas pelo Conselho Tutelar, de crianças que estão sob medida sócio educativa, liberdade assistida e em realização de serviços prestados à comunidade.
O que chamou nossa atenção, sem dúvida, foi o grau extraordinário na desenvoltura da equipe em suas árduas tarefas, credeciada pelos números de familias referenciadas no ano de 2021, isto por que, o CRAS em Plácido de Castro é considerado porte 1, sendo por tanto sua meta, referenciar até 500 famílias. No entanto, num trabalho de dedicação e muito trabalho, a equipe referenciou 2.700 famílias, ou seja, 1.200 famílias além.
Hoje o CRAS tem em seu quadro funcional, 02 psicólogas, 01 Assistente Social e 03 orientadores sociais, que atendem na cidade e em V. Campinas.
Em função da nova onda da COVID-19, o atendimento no setor no momento, está sendo realizado através de atividades remotas, através de um grupo de WhatsApp
REDAÇÃO DE TEXTO: Áquila Santos
IMAGENS FOTOGRÁFICAS: Áquila Santos
REALIZAÇÃO: Assessoria de Comunicação e Marketing