top of page
  • Foto do escritorASCOM

EQUIPE SE REUNE PARA DISCUSSÃO SOBRE SERVIÇO PÚBLICO DE REMANEJAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS.


Na manhã desta terça, 13, uma equipe composta por representantes de vários setores da administração pública e da comunidade, se reuniu no gabinete do prefeito Camilo da Silva.


A Reunião foi realizada, para implantação do comitê gestor para criação de um roteiro de sustentabilidade do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos trazidos pela Lei Federal Nº 14.026/2020 que atualiza o marco legal do saneamento alterando a Lei Federal nº 11.445/2007 que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.

A revisão do Marco Legal do Saneamento (Lei 14.026/2020), estabelece que a sustentabilidade econômico-financeira dos serviços deve ser buscada, tanto quanto possível, mediante cobrança de taxas, tarifas e de outros preços públicos.


A Política Tarifária dos Serviços Públicos de Saneamento Básico já está estabelecida na legislação federal, mas deve ser complementada por lei do poder público titular do serviço.


A cobrança de tarifas pelo Serviço Público de Manejo de RSU é praticada por poucos Municípios, pois não havia definição clara e objetiva desta opção na legislação vigente, e também por não haver jurisprudência definitiva do STF. No entanto a Lei nº 11.445/2007 (com a mudança promovida pela Lei 14.026/2020) passou a estabelecer expressamente a cobrança, prevendo inclusive a responsabilização do gestor perante a Lei de Responsabilidade Fiscal quando da ausência de regulamentação e cobrança.

Fizeram parte da equipe: O prefeito Camilo da Silva, o professor Figuiredo - Assesor de gabinete, Nagle Nogueira - Meio Ambiente, Elias Souza - Vigilância Sanitária, Pr. Ceylton e missionária Katia - Comunidade, Jhon Leno - Meio Ambiente, Ana paula - Eng. Ambiental, Dra. Jhovana Rocha - Procuradoraria do Município e Márcio Rodrigues - Câmera Municipal.


REDAÇÃO DE TEXTO: Áquila Santos/Nagle Nogueira.

IMAGENS FOTOGRÁFICAS: Áquila Santos

REALIZAÇÃO: Assessoria de Comunicação e Marketing

Comments


bottom of page