• ASCOM

Idosos recebem aulas aeróbicas gratuitas em domicílio em virtude da Pandemia


Iniciativa da Prefeitura de Plácido de Castro em conjunto com a Secretaria de Saúde e apoio do Vereador Marzinho leva saúde e bem-estar a população idosa que vive em isolamento em decorrência da pandemia.

Segundo o Professor de Educação Física e também agente comunitário de saúde, Adilson da Pena, idealizador do projeto, havia a necessidade de dar assistência aos idosos em situação de isolamento, pessoas que antes eram ativas, e hoje tem que permanecer em casa com medo da doença. "Já realizávamos esse trabalho há 12 anos, no programa chamado Academia do Idoso no Ginásio de Esportes do município, porém em virtude da pandemia os trabalhos foram paralisados. Por conta do sedentarismo muitos desses idosos estavam sofrendo com pressão alta, diabetes, além de muitos casos de depressão e ansiedade. Por isso pensamos em conjunto para trabalhar individualmente com cada idoso na sua própria residência com aulas de exercício físico, sempre com os devidos cuidados de prevenção a covid-19. Esse projeto estará sendo discutido na Câmara com a indicação do vereador Mazinho que está disposto a lutar para que essa iniciativa tenha continuidade, atualmente atendemos 50 idosos, nos dias de segunda e quinta-feira."


A iniciativa hoje, já vem servindo de referência para outros municípios. Segundo o idealizador do projeto, outros profissionais já buscaram o mesmo para trocar ideia sobre o projeto para começarem a realizar as aulas em outros municípios do Acre.