top of page
  • Foto do escritorASCOM

Na Praça da Juventude, Secretaria de Cultura abre inscrições para aulas de Capoeira


A Prefeitura Municipal de Plácido de Castro, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com o Grupo Senzala, vai oferecer aulas de capoeira na Praça da Juventude, um espaço de lazer e esporte inaugurado recentemente pelo prefeito Camilo da Silva. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na sede da secretaria, na Rodovia Ac-40, quilômetro 1, ao lado do Posto de Saúde João de Deus.

As aulas de capoeira são destinadas para crianças, jovens e adultos, de ambos os sexos, que queiram aprender e praticar essa arte marcial brasileira, que mistura luta, dança, música e cultura afro-brasileira. As aulas serão ministradas pelo professor Tanaka, que é natural de Plácido de Castro e tem mais de 20 anos de experiência na capoeira.

As aulas serão realizadas às segundas e quartas, das 18h às 19h, na quadra poliesportiva da Praça da Juventude. Os interessados em realizar a inscrição, devem comparecer ao local, de sengunda a sexta-feira, no horário das 07h às 13h. Os menores de idade devem apresentar uma autorização dos pais ou responsáveis.

As aulas de capoeira são uma forma de valorizar e difundir a cultura afro-brasileira no município, além de ser uma atividade que traz benefícios para a saúde física e mental, promovendo a integração social e o respeito à diversidade.

A capoeira é uma manifestação cultural brasileira que surgiu no século XVII, como uma forma de resistência dos escravos africanos contra a opressão colonial. A capoeira se caracteriza por movimentos ágeis e acrobáticos, acompanhados por instrumentos musicais como o berimbau, o pandeiro e o atabaque. A capoeira é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2008.


bottom of page