Na manhã desta segunda feira, 12, ocorreu em ato solene a posse dos conselheiros municipais de saúde do município de Plácido de Castro. A posse aconteceu na Câmara Municipal de Plácido de Castro, estando presentes boa parcela dos conselheiros eleitos em votação. A formação do conselho de saúde é composta por 25% de gestores da saúde, 25% de trabalhadores da saúde e 50% de usuários dos serviços de saúde do SUS. A nomeação dos conselheiros ocorreu no dia 6 de abril, sendo nomeados:
1. Representantes dos trabalhadores da saúde:
1.1 UBS Francisco de Castro
Titular: Celestina Tavares Leitão
Suplente: Werly Moreira Nascimento
1.2 UBS João de Deus
Titular: Joel da Silva Vieira
Suplente: Raimundo Nonato Araújo de Lima
1.3 Hospital Manoel Marinho Monte/Unidade Mista Ana Nery
Titular: Adeuirdes Cardoso da Silva
Suplente: Samara Oliveira Takahaschi
2. Representantes Gestores
2.1 Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento
Titular: David da Silva Souza
Suplente: Walason Lessa Rodrigues
2.2 Hospital Manoel Marinho Monte/Unidade Mista Ana Neri
Titular: Reyson Barros Correia
Suplente: Alípio Pessoa Lima
2.3 Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho/SEMAST
Titular: Taiane Gomes de Oliveira
Suplente: Jeferson Melo Fraga
3. Representantes Usuários do SUS
3.1 Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Titular: Sandra Mesquita de Souza
Suplente: Alcebíades Francisco de Paula
3.2 Sindicato dos Trabalhadores da Educação
Titular: Aurimar Moura da Cunha
Suplente: Maria Paulino Matos da Fonseca
3.3 Associação das Igrejas/AMEACRE
Titular: Macicleia Cesária de Moura Nogueira
Suplente: Andressa da Silva de Pinho Lessa
3.4 Associação dos Portadores de Necessidades Especiais/APAE
Titular: Marcia Maria Oliveira Monteiro
Suplente: Clementina Ribeiro do Vale
3.5 Associação dos Pescadores
Titular: Elenice Souza da Silva
Suplente: Tacilene de Souza Queiroz Costa
3.6 Associação dos Moradores/AMPLAC
Titular: Alberto Carlos Domingues
Suplente: Arlindo Almeida de Lima
A importância do conselho está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. O papel do Conselho Municipal de Saúde é o de controlar o dinheiro da saúde, acompanha as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais além de participar da elaboração das metas para a saúde e controla a execução das ações na saúde. O conselho deve se reunir pelo menos uma vez por mês para discutir as pautas pertinentes.
Durante a posse foi decidido por votação a mesa diretora do Conselho de Saúde, que é composta por presidente, vice-presidente e secretário. Após breve votação foram eleitos, para Presidente do Conselho, Macicleia Cesária de Moura Nogueira, representante titular da AMEACRE, para vice-presidente, Joel da Silva Vieira, representante titular dos trabalhadores da saúde pela UBS João de Deus e como secretária, Celestina Tavares Leitão, representante dos trabalhadores da saúde pela UBS Francisco de Castro.
“Os conselhos municipais de saúde são de fundamental importância para os municípios, sabemos que o conselho é um órgão deliberativo, e como órgão deliberativo de políticas públicas ele fiscaliza, controla e delibera sobre tais políticas. Que nós enquanto conselho de saúde, nessa nova equipe de conselheiros, possamos fazer um bom trabalho, desempenhar o nosso papel não nos esquecendo da categoria que cada um representa, estamos com categoria de gestor, usuário e trabalhador de saúde, que nós possamos ter um olhar ao todo de forma unificada e desenvolver dentro da necessidade de cada categoria um bom trabalho, principalmente para o segmento de usuário, que é a população” foram as palavras da Presidente do Conselho, Macicleia Cesária.
A primeira reunião do novo conselho acontecerá ainda no mês presente, sendo que data e local ainda serão divulgados posteriormente para a população.