top of page
  • Foto do escritorASCOM

PPA Participativo: Prefeito Camilo da Silva participa de plenária para elaborar demandas de Plácido


O prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva, participou nesta quarta-feira, 7, da mesa de abertura da plenária estadual do PPA (Plano Plurianual) Participativo 2024-2027, instrumento do Governo Estadual que prioriza os programas de gestão em distintas áreas para os próximos quatro anos.

Durante a plenária, que ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, foram discutidos diversos tópicos direcionados ao alocamento do Orçamento Estadual com entidades da esfera municipal, além de movimentos sociais e da sociedade civil.

Além do Chefe do Executivo Municipal, Camilo da Silva, o evento também contou com a presença do Diretor de Planejamento e Governança da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Acre - Seplag/Ac, Wagner Sena, do Secretário Municipal de Planejamento, Elias Júnior, do Presidente do Poder Legislativo Municipal, José Nunes, bem como, da representante do Núcleo da Secretaria de Estado de Educação - SEE, Dagmar Nery, do presidente da Associação Comercial, Cultural e Empresarial de Plácido de Castro, Samuel Caciano e de autoridades políticas, entidades e representantes de organizações sociais do município.

O prefeito Camilo da Silva afirmou na cerimônia que o planejamento para os próximos quatro anos é de fundamental importância para Plácido de Castro, e por isso, os órgãos municipais se reuniram para realizar o cadastramento de demandas junto ao Governo Estadual.

“Gostaria de começar dizendo que em nosso município, nós nunca tivemos uma reunião tão qualificada quanto esta, onde, teremos a oportunidade de dizer para o Estado onde ele precisa investir os recursos públicos. Nós somos aliados do governo e, tudo que for discutido aqui, o nosso pensamento é de colaboração e não de resistência. Aqui, nós vamos propor metas e indicativos de ações que nortearão ainda mais os investimentos que o governo estadual já vem desenvolvendo em nosso Município”, disse o prefeito.

“É fundamental que tudo seja construído a partir do diálogo, da inclusão das pessoas nas discussões e nas decisões dos rumos que estão sendo planejados para o município de Plácido de Castro”, reforçou Camilo durante discurso.

O presidente da Câmara de Vereadores de Plácido de Castro, José Nunes, explicou que o PPA Participativo é uma ação muito importante pois, é através dele, que as demandadas do município serão atendidas.

“Tenho certeza que a elaboração deste Planejamento Plurianual participativo, trará inúmeros benefícios para o Município de Plácido de Castro, que hoje vive uma nova era, principalmente pela união entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, que juntos, vêm atuando em concluio, no desenvolvendo da cidade e na melhoria da qualidade de vida da população placidiana”, declarou.

O PPA

O Plano Plurianual (PPA) é o principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo. Ele define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública, contemplando as despesas de capital e outras delas decorrentes, além daquelas relativas aos programas de duração continuada.

O instrumento também visa uma maior integração de atividades públicas e evita a duplicidade de ações entre diferentes níveis de governos, fortalecendo mecanismos de intervenção por meio da avaliação dos resultados.

Com o PPA, o Executivo Estadual terá subsídios e uma base concreta de informações para construir um documento que verdadeiramente atenda a população. Posteriormente, as propostas deverão ser apreciadas na Assembleia Legislativa do Estado do Acre e votada pelos deputados.

Para contribuir, basta acessar a página do PPA Online, por meio do link:https://ppa.ac.gov.br/.


bottom of page