Na tarde desta quinta-feira, 18, começou mais um curso de qualificação profissional para os placidianos. A iniciativa é da Prefeitura de Plácido de Castro, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social. Desta vez, o foco está nas “Boas Práticas em Serviços de Alimentação”, direcionado a comerciantes e empreendedores do ramo. O curso, que tem uma carga horária de 12h, é um programa educativo destinado a aprimorar a qualificação dos comerciantes e a segurança alimentar de todos aqueles que usufruem dos espaços gastronômicos da cidade.
O curso é uma iniciativa que visa atender às necessidades dos comerciantes e ambulantes, garantindo que sigam as normas e diretrizes essenciais para oferecer serviços de alimentação seguros e de alta qualidade. Com as aulas ministradas pela profissional da área Kelly Regina, os alunos têm a oportunidade de adquirir mais conhecimentos para a gestão de seus negócios.
Ao todo, 50 pessoas estão sendo capacitadas. Destas, ao menos 90% são pessoas que atuam com a comercialização de alimentos. O curso acontece no Auditório da Escola Franklin Roosevelt.
O curso quem tem duração de dois dias, é ministrado por Kelly Regina, que explica que as boas práticas alimentares envolvem desde a escolha, o armazenamento, o preparo e o consumo dos alimentos, até o descarte adequado dos resíduos. Ao final do curso, que ocorre nesta sexta-feira, 19, também ocorrerá a certificação dos participantes.
Prioridade
De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Patrícia Andrade, no período de inscrições foi priorizado o público que já atua no setor, seja como empreendedores ou aqueles que têm interesse em comercializar alimentos durantes o período de eventos realizados pela Administração Municipal, como a III Feira do Agronegócio, Festival do Surubim, dentre outros, uma vez que o curso é considerado pré-requisito para quem vende e manipula alimentos.
Detalhes do Curso
O curso tem como objetivo capacitar os participantes sobre as normas sanitárias, a prevenção de doenças transmitidas por alimentos, a higiene pessoal e ambiental, o controle de pragas e a qualidade dos produtos utilizados na preparação dos alimentos. A iniciativa faz parte das ações de educação em saúde da prefeitura, que visa promover a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população e a prevenção de riscos à saúde pública.
Conclusão
A Prefeitura de Plácido de Castro e a Secretaria Municipal de Assistência Social estão comprometidas em promover a saúde e o bem-estar de seus residentes. O lançamento deste curso de Boas Práticas Alimentares é um passo importante nessa direção. Ao longo do ano, outras capacitações serão realizadas para atender à demanda dos profissionais do setor de alimentação.