• ASCOM

Prefeitura de Plácido de Castro realiza evento em alusão ao dia da consciência Negra


A prefeitura municipal de Plácido de Castro, por meio da coordenação da promoção da igualdade racial Roneide Lima que também é presidente do COMPIR, realizou nesta sexta-feira 18 de novembro um evento em alusão ao dia nacional da consciência Negra.

O evento marca o mês em que muito se fala em consciência Negra, com ênfase no enfrentamento a discriminação racial de gênero e religiosa, com palestras nas escolas e panfletagem nos setores do município apresentando também o conselho municipal de promoção da igualdade racial (COMPIR).

Segundo a presidente Roneide Lima só tem a agradecer ao Prefeito Camilo da Silva que viu a necessidade do município está aderindo ao SENAPIR, e vem trabalhando com apoio da secretária Rosimara Ferreira vicenzi e a primeira dama Silvana que foi uma das primeiras pessoas que mobilizou equipe para que a lei fosse implantada no município.

O evento contou com presença da coordenadora da promoção da igualdade racial Roneide Lima, secretária Rosimara Ferreira vicenzi, secretária de saúde, representante da Polícia Militar, promotoria, representante de várias secretarias do município e convidados, chefe da divisão de promoção da igualdade racial, diversidade religiosa e diversidade sexual da secretaria de Estado de assistência social dos direitos humanos e de políticas para mulheres Goreth Pinto que trouxe uma palestra dentro da temática da consciência Negra.

O dia nacional da consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi incluído oficialmente no calendário escolar em 2003 quando a obrigatoriedade do ensino da história e cultural afro-brasileira virou lei. A origem da data carrega o mesmo motivo pelo qual em 2011 um novo decreto a firmou também como dia nacional de zumbi, lider do quilombo dos palmares e ícone da resistência negra no país. zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.


0 comentário