• Foto do escritorisrael

Prefeitura e SEMSSA promovem ação do Grupo de Idosos na UBS Mario Gomes

No dia 26, quarta-feira, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma iniciativa voltada para os idosos da comunidade local na Unidade de Saúde Mário Gomes. Essa ação teve como objetivo principal cuidar da saúde e do bem-estar dos idosos, reconhecendo a importância desse grupo na sociedade.

Durante o evento, foram oferecidas diversas atividades especialmente pensadas para atender às necessidades dos idosos e proporcionar momentos de cuidado e interação social. Entre as atividades realizadas, destacaram-se:

1. Palestras Informativas: Realizaram-se palestras abordando temas essenciais para a saúde dos idosos, como prevenção de doenças, manejo adequado de medicamentos, importância da alimentação saudável e do exercício físico na terceira idade. O objetivo era informar e conscientizar os participantes sobre práticas saudáveis para melhorar sua qualidade de vida.

2. Atendimento Médico e Odontológico: Profissionais da Unidade de Saúde Mário Gomes prestaram atendimento médico e odontológico especializado aos idosos presentes. Essa oportunidade permitiu que os participantes tirassem dúvidas, realizassem exames de rotina e recebessem orientações personalizadas para cuidar melhor da sua saúde.

3. Atividades Físicas e Recreativas: Reconhecendo a importância da atividade física para os idosos, foram oferecidas atividades adequadas à idade, como alongamentos, exercícios leves e momentos recreativos. Essas atividades foram planejadas para incentivar a socialização e a diversão entre os idosos.

4. Cuidado Emocional: A terceira idade pode trazer desafios emocionais, e, por isso, foram disponibilizadas sessões de acolhimento e escuta ativa, com profissionais preparados para ajudar os idosos a lidar com questões emocionais e psicológicas.

5. Lanche Saudável: Durante o evento, foi oferecido um lanche saudável, garantindo que os idosos recebessem a nutrição adequada e incentivando hábitos alimentares saudáveis.

Essa ação refletiu o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde em valorizar e cuidar da população idosa, destacando a importância de oferecer atendimento especializado e atencioso a esse grupo. Além dos benefícios diretos para a saúde, a iniciativa também fortaleceu os laços sociais e o senso de pertencimento dos idosos à comunidade.

É desejável que ações como essa sejam constantes, enfatizando a necessidade de abordagens inclusivas e personalizadas para atender às necessidades dos idosos, garantindo assim que tenham uma vida saudável e ativa na sociedade.

REDAÇÃO DE TEXTO: Israel Silva

IMAGENS FOTOGRÁFICAS: Israel Silva