top of page
  • Foto do escritorASCOM

Prefeitura Municipal, grupos Herança Ancestral e Cordão de Ouro realizam evento de Capoeira


A capoeira é uma manifestação cultural que surgiu no Brasil durante o período colonial, como forma de resistência dos escravizados africanos contra a opressão.


Durante todo o dia deste sábado, 19, a cidade de Plácido de Castro recebeu um grande evento de Capoeira, uma arte marcial afro-brasileira que mistura luta, dança, música e cultura. O evento foi realizado através de uma iniciativa dos grupos Herança Ancestral e Cordão de Ouro e contou com o apoio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal.

O evento, que foi dividido em duas etapas, no período da manhã aconteceu na Praça dos Seringueiros, com início às 9h e contou com a presença de mestres, professores e alunos de capoeira das cidades de Rio Branco e também de Capixaba, no interior do Acre. Durante a tarde, os grupos se apresentaram na Praça Balbina Firmino, no Centro, e iniciou às 15h30. O publico que este presente para prestigiar o evento, pode assistir apresentações, rodas e palestras sobre a história e a importância da capoeira para a valorização da cultura, da identidade negra e da herança ancestral afro-brasileira.

A capoeira é uma manifestação cultural que surgiu no Brasil durante o período colonial, como forma de resistência dos escravizados africanos contra a opressão. Hoje, é reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela UNESCO e praticada em mais de 150 países.

O grupo Herança Ancestral, representado pelo Professor Escorpião, que é natural de Plácido de Castro e é referência na difusão da capoeira no município, atuando com aulas na comunidade boliviana da vila Evo Morales. Já o grupo Cordão de Ouro, difunde a arte africana em todo o estado do Acre e no Brasil.

Ao término, os organizadores do evento agradeceram a participação do público presente, elogiaram as parcerias e se prontificaram em retornar a Plácido de Castro, quando possível, para a realização de uma nova etapa da festa da cultura afro-brasileira, a capoeira, uma arte que une corpo, mente e espírito.


Comments


bottom of page