top of page
  • Foto do escritorASCOM

Prefeitura realiza Acender de Luzes de Natal, em Plácido de Castro


Na noite desta segunda-feira, 11 de dezembro, a prefeitura de Plácido de Castro, por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Meio Ambiente, Ação Social e Serviços Urbanos,realizaram o Acender de Luzes de Natal, um evento que marcou o início das festividades natalinas na cidade. O evento contou com a presença do vice-prefeito Enilton Pena, dos vereadores Edilson Braga e Francimar Rodrigues, dos secretários municipais Rogen Lima, Elias Júnior, Vagner Lobo, Kelly Regina, Daniel Rodrigues, além de autoridades religiosas, civis e militares, e centenas de moradores que se reuniram na Praça Central para prestigiar a iluminação e a decoração natalina.

O vice-prefeito Enilton Pena, que na oportunidade, representou o prefeito Camilo da Silva, que se ausentou do evento por motivo de doença, destacou a importância do evento para resgatar o espírito natalino e a união da comunidade. “Estamos muito felizes em poder realizar esse evento, que é uma tradição em nossa cidade. Queremos que as pessoas se sintam acolhidas e valorizadas, e que possam celebrar o Natal com muita paz, amor e esperança”, disse.

A programação do evento incluiu a entrega de brindes para o público presente, bem como, a chegada do Papai Noel, que alegrou a criançada presente. Além disso, houve a apresentação da banda da Polícia Militar, que tocou músicas natalinas e animou o público. A banda também fez uma homenagem aos policiais que atuam na segurança pública do município.

O momento mais esperado da noite foi o acender das luzes, que iluminou a Praça Central, os Pergolados, os Corredores das Palmeiras, Praça Balbina, o Trevo de entrada da cidade e outros prédios e espaços públicos, com cores e formas variadas. A iluminação natalina foi planejada pela Secretaria Municipal de Cultura, que investiu cerca de R$ 40 mil em recursos próprios para enfeitar a cidade. Segundo o secretário, Daniel Rodrigues, a ideia foi criar um ambiente aconchegante e bonito para os moradores e visitantes. “Queremos que as pessoas se sintam bem em nossa cidade, que é acolhedora e hospitaleira. A iluminação natalina é uma forma de valorizar a nossa cultura e a nossa história, e de transmitir uma mensagem de fé e otimismo para o ano que vem”, afirmou.

O Acender de Luzes de Natal foi elogiado pelos moradores, que aprovaram a iniciativa da prefeitura. “Eu achei muito bonito e emocionante. A praça ficou linda, e a banda da Polícia Militar foi um show à parte. Foi uma noite muito especial para mim e para a minha família”, disse a dona de casa Maria da Silva.

O evento também atraiu turistas de outras cidades, que vieram conhecer a iluminação natalina de Plácido de Castro. “Eu vim de Rio Branco com a minha esposa e os meus filhos, e fiquei impressionado com a beleza da cidade. A iluminação natalina é um espetáculo, e o clima é muito agradável. Parabéns à prefeitura pelo trabalho”, elogiou o comerciante João da Costa.

A banda de música Gloriosa, como é conhecida em todo o estado, é a banda de música da Polícia Militar do Acre (PMAC), sendo uma das mais antigas e tradicionais do estado. Sua trajetória remonta às batalhas travadas pelo exército comandado pelo patrono da corporação, coronel Plácido de Castro, que, segundo relatos históricos, possuía em sua tropa corneteiros, que se deslocavam à frente dos soldados, além de uma pequena fração de músicos.

A banda é composta por cerca de 40 músicos, que tocam instrumentos como clarinete, saxofone, trompete, trombone, bumbo e caixa. A banda realiza apresentações em eventos cívicos, militares e culturais, além de desenvolver projetos sociais com crianças, idosos e jovens.

A Prefeitura pede que a população em geral cuidem e zelem dos bens públicos, não danificando a decoração natalina e denunciando quaisquer atos de vandalismo que por ventura, possam vim a ocorrer. Todos os pontos decorados estão sendo rigorosamente monitorados por câmeras de segurança e vigias.


Comments


bottom of page