top of page
  • Foto do escritorASCOM

Produtores de Plácido de Castro participam de Circuito Agro

Nesta sexta-feira 06 de outubro os produtores de Plácido de Castro participaram do Circuito Agro, promovido na Colônia de pescadores Z9, através de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Castro por meio da escola do produtor e SENAR.

Segundo a coordenadora da escola Sandra Mesquita esse Circuito faz parte do cronograma da ATEG.

A Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) do Senar é um serviço gratuito oferecido ao produtor (a) rural brasileiro pelo Senar. Tem o foco na geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.

Tecnologias e práticas gerenciais

A ATEG contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.

Metodologia

Consiste em uma metodologia fundamentada no conhecimento da realidade produtiva e gerencial de cada propriedade rural. Identificação dos pontos fortes e pontos fracos para estabelecer estratégias de crescimento e assim atingir metas e objetivos planejados pelo produtor em conjunto com os técnicos de campo.

Essa metodologia é dividida em cinco ações que envolvem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida, focada em uma atividade produtiva, conforme esquema abaixo:

Ciclo ATEG

1. Diagnóstico produtivo individualizado

2. Planejamento estratégico

3. Adequação tecnológica

4. Capacitação profissional complementar

5. Avaliação sistemática de resultados.

Sandra Mesquita afirma que atualmente são 25 produtores recebendo esse acompanhamento,e já tem uma segunda turma com o mesmo número para iniciar assim que concluir esse ciclo.

Além da coordenadora da escola do produtor Sandra Mesquita e a secretária de agricultura Fátima Silva, também estavam presentes

Astorige Carneiro - Assesor de Comunicação,

Patrícia Andrade - Supervisora técnica ,

Dailan Pinheiro - supervisor técnico/ATEG,

Stefanye Torres - coordenadora/ATEG,

Gamalhel Robson da Silva - Técnico de campo/ATEG ,

Odete Praxedes - Assistente técnica e os produtores que é o público alvo do evento que contou ainda com a presença do gerente do Banco do Brasil Romanti que fez alguns esclarecimentos sobre financiamento, créditos e investimentos para impulsionar a produção e acelerar o processo em suas propriedades.


Comments


bottom of page