PROJETO S.O.S QUELÔNIOS

Atualizado: 25 de Jul de 2019

Mais de 800 quelônios de tracajás foi solto no rio Abunã na cidade de Plácido de Castro, nesta quinta-feira (18). O projeto “Quelônios” é realizado através de uma parceria entre prefeitura de Plácido de Castro, ONG S.O.S Amazônia.

O evento contou com a presença do prefeito Gedeon Barros, com o Secretário de Estado de educação, cultura e esporte Mauro Sérgio Cruz, Secretários Municipais, os Vereadores: Meire Ramos, Marcelo Augusto, irmão Paulo, além de autoridades Bolivianas.

O projeto quer a preservação das espécies que estão ameaçadas de extinção devido à ação do homem, que retira os ovos das covas para comercializar. Com isso, a presença desses animais nas águas estavam se tornando uma cena cada vez mais rara.

Atualmente, cerca de 20 ribeirinhos são monitores e responsáveis pela preservação dos animais. São eles que retiram os ovos das covas e levam para um berçário, onde os filhotes nascem.

ROBERTO KERDY, um dos coordenadores do projeto S.O.S Quelônios, agradeceu ao prefeito Gedeon Barros, pelo empenho e dedicação ao apoiar esse importante projeto em defesa da preservação da Amazônia.

“Nós unimos força junto a S.O.S. Amazônia, que é a idealizadora do projeto, para que pudéssemos capacitar os monitores para captura e produção dos quelônios, que são devolvidos para a natureza. Dessa forma, podemos garantir a sustentabilidades das florestas e garantir o futuro das gerações que dela dependem”, declarou o Prefeito.

Os primeiros animais soltos já estão em processo de reprodução. “Isso nos deixa satisfeito, pois cria nas comunidades a ideia da preservação das espécies”, finaliza o prefeito.

Ascom/PMPC