top of page
  • Foto do escritorASCOM

Promoção da igualdade racial apresenta ações desenvolvidas no município em 2022


Na manhã desta quarta-feira 14 de dezembro a gestora da pasta de promoção da igualdade racial Roneide lima, que também é a presidente do Conselho municipal de promoção da igualdade racial (COMPIR), ambos ligados a Secretaria da Mulher Cidadania Assistência Social e Trabalho, onde apresentou ações desenvolvidas pelo concelho neste ano de 2022 que teve desde conferência, jornada de gênero e raça, palestras em escolas e até a semana de atividades voltadas ao dia da consciência negra.

Estavam presentes além da presidente Roneide lima e vice presidente Ronéria Gondin, concelheiros, secretária Rosimara Ferreira vicenzi, primeira dama Silvana, vereadora Cleidiane Oliveira, Antônia Aquino, Edcarlos Saldanha coordenador de ensino.

Em clima de confraternização a reunião decorreu alegre, onde todos tiveram oportunidade de expressar seu aprendizado durante o ano, tendo em vista que esse concelho é novo implantado recentemente pelo prefeito Camilo da Silva e vem dando um olhar especial no combate a discriminação e promovendo a igualdade independente de cor, raça, gênero ou religião, em todas as falas notou-se um grande respeito e admiração a gestora da pasta que recebeu a missão e tem realmente abraçado a causa com dedicação, humilde e sabedoria.

Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, instituída por meio do Decreto nº 4.886/2003, tem como objetivo a redução das desigualdades raciais no Brasil, com ênfase na população negra, mediante a realização de ações exequíveis a longo, médio e curto prazos, com reconhecimento das demandas mais imediatas, bem como das áreas de atuação prioritária.

O município de Plácido de Castro foi um dos primeiros do estado a aderir ao SINAPIR, criou a lei, coordenação e posteriormente Compir. estado a aderir ao SINAPIR, criou a lei, coordenação e posteriormente Compir, que vem trabalhando ações voltadas ao combate ao preconceito e a discriminação racial em janeiro de 2023 irá completar um ano de criação, e já tem bons motivos a comemorar.


Comments


bottom of page