top of page
  • Foto do escritorASCOM

Secretaria Saúde e Endemias, intensificam trabalhos de prevenção à Dengue no bairro Escolinha

A Prefeitura de Plácido de Castro, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o setor de Endemias, realizaou, nesta segunda-feira, 15, uma série de ações de prevenção à Dengue no bairro Escolinha, localizado na Rodovia Ac-40. O objetivo é eliminar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, e conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do inseto.

Entre as atividades desenvolvidas estão a aplicação de larvicida, a distribuição de material educativo, a orientação dos moradores para o correto descarte de lixo e entulho, bem como, a inspeção de terrenos baldios, caixas d'água, pneus, vasos de plantas e outros recipientes que possam acumular água parada.

A iniciativa faz parte do Plano de Contingência para o Enfrentamento da Dengue, que visa intensificar as ações de combate ao mosquito durante o período chuvoso, quando há maior risco de transmissão da doença. Ela ressaltou que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da campanha.

Durante uma live realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Comunicação, na manhã desta segunda-feira, 15, a Secretária Elinira Costa pontuou que a Dengue é uma doença grave, que pode levar à morte se não for tratada adequadamente. Por isso, é importante que todos colaborem com as medidas de prevenção, eliminando os criadouros do mosquito e procurando atendimento médico em caso de sintomas. "A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas precisamos do apoio da população para vencer essa batalha", afirmou.

Secretaria alerta que, além da Dengue, o Aedes aegypti também pode transmitir outras doenças, como Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Casos de Oropouche

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Plácido de Castro registrou, até o momento, 4 casos confirmados de Oropouche em 2024. Segundo o Lacen, 6 amostras foram testadas, sendo 2 negativas para o vírus. Além disso, há outros casos suspeitos em investigação. A doença infecciosa é transmitida por picada de pequenos mosquitos, Culicoides paraensis, popularmente conhecidos como Maruins.

A Prefeitura de Plácido de Castro informa que as ações de prevenção à Dengue e outra doenças transmitidas por artrópodes hematófagos, serão realizadas em todos os bairros do município, seguindo um cronograma estabelecido pelos setores competentes. A Prefeitura também solicita que os moradores recebam bem os agentes de saúde e de endemias, que estão devidamente identificados e capacitados para realizar o trabalho.


Comments


bottom of page