top of page
  • Foto do escritorASCOM

Sessão na Câmara de Vereadores, aprova criação do Parque de Exposições Cel. José Plácido de Castro


Na noite desta terça-feira, 13, a câmara de vereadores de Plácido de Castro, realizou a 17ª sessão deliberativa para discutir projetos de lei e requerimentos importantes para a cidade e seus munícipes. A sessão, que foi presidida pelo presidente da casa, José Nunes de Carvalho, contou com a participação do prefeito Camilo da Silva, além dos representantes da Defensoria Pública do Estado do Acre, Simone Santiago, Juliana Marques e Ulisses Melo, bem como do Procurador do Município, Willian Mantovani, do Diretor de Projetos da FEDERACRE, Clovis Consoli e outras autoridades locais.

A sessão contou com a presença de 9 vereadores eleitos e, outros três, Marcelo Augusto, Darci Gutierrez e Francinéia Melo, justificaram ausência, além de representantes de diversas entidades da sociedade civil e cidadãos interessados nos temas em pauta.

Dentre os temas abordados, destacam-se a discussão sobre o projeto de lei que visa regulamentar a criação do Parque de Exposições Coronel José Plácido de Castro na cidade, a implantação de um programa de oferta de café da manhã em todas as escolas municipais administradas pela prefeitura, a inserção da Prova de Laço no Calendário Anual de Eventos como prática esportiva, a doação de imóveis para a Defensoria Pública do Estado do Acre e a Associação Comercial, Empresarial e Cultural de Plácido de Castro e, por fim, a solicitação de abertura de crédito adicional especial ao orçamento vigente. Apesar das divergências de opiniões, os vereadores conseguiram chegar a um consenso e alguns projetos foram aprovados por unanimidade.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito Camilo da Silva, enfatizou que Plácido de Castro caminha para dar passos longos na busca de sua autonomia e de seu desenvolvimento e enalteceu o trabalho da Câmara de vereadores, em trabalhar em conjunto, para que o executivo municipal possa, dentro das leis, exercer a sua função em prol do desenvolvimento do município.

"O trabalho da Câmara de Vereadores, junto a administração municipal, tem sido na promoção das condições que possa tornar o nosso município, o melhor ambiente para a vida humana", pontuou.

O Chefe do Executivo, descreveu sobre a importância da criação do Parque de Exposições Coronel José Plácido de Castro: "Transformar o Parque de Exposições e Desporto, em um ambiente público permanente, para que os trabalhadores rurais e da economia solidária, os pecuaristas e os desportistas, possam realizar e mostrar a sociedade os seus talentos e o seu potencial, é o que há de mais natural e sagrado possível. E aqui, nós queremos reconhecer a importância da Câmara de Vereadores nesse projeto, para que o município possa alcançar dias melhores." Disse.

O prefeito também reconheceu os serviços prestados das Forças de Segurança que atuam no município, por meio da Polícia Civil: "Reconhecer o trabalho que o Dr. Danilo César, que muitas vezes arriscou sua vida, com a sua tropa e seus coadjuvantes, na garantia da segurança pública, é sagrado, é legítimo, é verdadeiro. Porque é um cidadão que se despede do nosso território, mas deixa um legado no alcance da segurança pública e da garantia do direito do cidadão que precisa dessa segurança," relatou.

"Também gostaria de agradecer a equipe que organizou a 2ª Feira do Agronegócio. Esse trabalho, é legítimo de ser reconhecido e homenageado por esta casa de leis, pois foi primordial para a economia de Plácido de Castro."

Por fim, Camilo explanou acerca da experiência que teve ao fazer parte de uma equipe técnica que visitou, em meados do mês de maio, durante 5 dias, o Município de São Loureço do Oeste, em Santa Catarina com o objetivo de entender a dinâmica de uma cidade que busca o seu projeto de desenvolvimento de forma autossustentável. Para falar acerca do projeto implantado em algumas cidades da região sul do país, a sessão contou com a participação do Consultor Clovis Consoli.

Posteriormente, o Poder Legislativo, concedeu por unanimidade, Moção de Aplausos ao Ex.mo. Delegado de Polícia Civil do Estado do Acre, Dr. Danilo César Regis Almeida, pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao nosso município, bem como, aos secretários municipais, Júnior Mesquita, Kelly Regina, ao pregoeiro, Elielson Lima e Max Lânio Souza.

Por fim, alguns projetos elaborados pelos legisladores foram colocados em votação e a sessão encerrou por volta das 22h00.

Sessões Ordinárias

É importante ressaltar a importância da participação do cidadão nas sessões da Câmara de Vereadores, a fim de que suas demandas e necessidades sejam ouvidas e atendidas pelos parlamentares. Além disso, a transparência no processo legislativo é fundamental para o fortalecimento da democracia e a construção de uma cidade mais justa e igualitária.

Comments


bottom of page