• Ascom

Vacinação contra COVID-19 chega ao Hospital do Município de Plácido de Castro

O Hospital Manoel Marinho Monte recebeu durante a manhã desta sexta feira, 05 de fevereiro, as doses da vacina contra o COVID-19 para imunização de todos os funcionários que trabalham no hospital.

As doses da vacina recebidas pelo Estado do Acre foram advindas do Ministério da Saúde e enviadas ao município pelo Governo Estadual, e nessa primeira fase a campanha prioriza a vacinação dos profissionais de saúde que vem desde o início da pandemia, atuando na linha de frente, se arriscando para cuidar da população.

Aglanayr, técnica de enfermagem e graduada em Fonoaudiologia aplica vacina na mãe, Adeuirdes Cardoso, técnica de enfermagem do Hospital.


O inicio da imunização contou com a vacinação simbólica da Senhora Adeuirdes Cardoso, técnica de enfermagem que atua dentro do Hospital há 35 anos. A vacina foi aplicada pela filha, também técnica de enfermagem, Aglanayr Cardoso.

“Eu peço licença antes de iniciar a vacinação da esperança, gostaria de relatar algo breve que pra mim é muito importante. Falar da minha filha, uma pessoa tão amada por mim, e por muitos. Um dia minha filha conseguiu passar no vestibular para biomedicina, ela veio correndo me contar a novidade, porém não estava no meu alcance financeiro, sei que lhe frustrei, e testemunhei em seus olhos suas lágrimas de tristeza, pois uma coisa que ela sempre sonhou foi estudar. Trabalhei duro, plantões e mais plantões, nesse meio tempo buscava tempo para os meus filhos e minha família, sei que por muitas vezes fui falha, mas juro a vocês eu estava sempre dando o meu melhor. Pedi a ela que fizesse o curso técnico de enfermagem, foram anos indo todos os dias para Acrelândia, mas eu sabia que ela iria aguentar, pois é forte, e conseguiu, para mim foi uma imensa alegria, para ela o inicio de uma nova jornada. Hoje digo orgulhosa, minha filha é graduada em Fonoaudiologia, que orgulho pra mim! Hoje tenho 54 anos, estamos passando por momentos críticos severos, tive que abrir mão de tantas coisas pelo meu trabalho, mudar hábitos, plantões em cima de plantões, pois temos colegas do grupo de risco, e não poderíamos deixa-los na linha de frente, já basta de perdermos amigos, colegas, colegas de colegas, e tantas outras vidas. E hoje, no dia 5 de fevereiro, fiz o convite a minha filha Aglanayr para que me vacinasse.

Relato da Técnica de Enfermagem do Hospital Adeuirdes Cardoso, primeira funcionária do Hospital a ser vacinada contra o Covid-19.


“Eu Aglanayr filha da Adeuirtes, queria homenagear você mãe por ser quem és, por jamais desistir, daqueles que precisam de ti e por jamais me deixar desistir. Quero deixar aqui meu enorme agradecimento a todos vocês profissionais da saúde, que incansavelmente jamais desistiram, minha eterna gratidão a todos vocês profissionais do hospital Manoel Marinho Monte e aos demais profissionais. Vocês são heróis! Que Deus abençoe cada um de vocês. Viva a vacina, viva o SUS! Meu muito obrigado, te amo mãe. Me sinto honrada em ti vacinar.”

Relato de Aglanayr, Técnica de Enfermagem e graduada em Fonoaudiologia.

Segundo a Gerente Geral de Enfermagem do Hospital, Ana Lúcia, a vacina vinha sendo esperada com muita ansiedade, ela agradece aos governantes pelo envio das vacinas, revela que a expectativa pela vacina era muito grande, pois alguns colegas já se contaminaram, mas que felizmente não tiveram nenhum óbito no hospital em decorrência da doença, porém o mesmo não aconteceu com muitos familiares e colegas que faleceram devido sequelas da COVID-19.


“Estávamos na expectativa que essa vacina chegasse para que pudéssemos continuar desenvolvendo nosso trabalho na linha de frente com mais tranquilidade, é logico que os cuidados continuam, mais agora já temos imunidade através da vacina, foi uma alegria e satisfação muito grande para todos nós, podermos na presente data, estarmos sendo imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19”, conclui a Gerente Geral do Hospital, senhora Ana Lúcia.

Em nota a Direção do Hospital enfatiza que o trabalho árduo e contínuo da equipe continua a todo vapor, porém agora com uma dose de esperança a todos aqueles que estão dispostos a doar suas vidas para ajudar a amenizar o sofrimento de todos que buscam o sistema público de saúde. A direção revela ainda que a doença levou muitos de seus colegas e devastou muitas famílias, mais que hoje para seus profissionais é um dia histórico, que muitos não tiveram a graça de presenciar. Garante que toda a equipe espera ansiosamente pelo dia em que a população possa ser vacinada e o abraço volte a fazer parte da nossa rotina. Por fim prestam uma homenagem a todos os profissionais da saúde com respeito, pois são condutores de vida. “VIVA A SAÚDE, VIVA O SUS, VIVA A VACINA DA ESPERANÇA”, finaliza a nota.

Ao todo no município já foram imunizados 138 trabalhadores da saúde, entre eles, a equipe que atua na linha de frente na UBS Maria de Fátima, que é o posto de referência para o Covid-19 desde o inicio da pandemia. Outros postos já iniciaram a vacinação em suas equipes, a previsão é que todos os funcionários da área da saúde sejam vacinados muito em breve.


Assessoria Especial de Comunicação e Marketing – AECM-PMPC

0 comentário