A Secretaria Municipal de Educação inicia às atividades do ano letivo de 2022

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO juntamente com a PREFEITURA DE PLÁCIDO DE CASTRO - AC, deu início às atividades do ano letivo de 2022, onde além de reuniões prévias na secretaria, também foram feitas reuniões com diretores, coordenadores, pedagogos e professores.

A Semana pedagógica iniciou no dia 23/03/2022 e se prolongou até o dia 31/03/ com ações envolvendo todos os professores: Educação Infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, Educação Especial , Atendimento Educacional Especializado, Assistente Social e Psicóloga do município de Plácido de Castro e Distrito de Campinas. . Marcando presença especial nesse encontro de profissionais, o Senhor professor e Gestor Municipal, Camilo Silva. Após a reunião com Direção, Coordenação e Equipe Pedagógica das escolas, foi feito a divisão de turmas para o aperfeiçoamento com os professores focados nos temas a serem abordados, conforme descrição sintetizada abaixo:

A Equipe de Coordenação de Ensino, destacou a importância do COMPROMETIMENTO com a aprendizagem dos alunos. Explicou sobre a aquisição de testes avaliativos para alunos da Educação Infantil e a necessidade de se trabalhar habilidades básicas com os alunos (alfabetização, interpretação de texto, matemática básica), levando em consideração as defasagens pedagógicas decorrentes dos dois anos de Pandemia. Salientou que seguindo as orientações do MEC , deverá ser focado nas áreas mais prejudicadas, pensando sempre no bem estar, saúde emocional e acolhimento das nossas crianças.

Os temas abordados nessa formação foram:

· Currículo e Prática Pedagógica na Educação Infantil;

· Planejamento das EstratégiasPedagógicas do 1º ao 3º ano;

· Práticas de Leitura na Formação do Aluno Leitor do 4º e 5º ano;

· Alfabetização e Letramento Matemático/BNCC do 1º ao 5º ano;

· Apoio Motivacional Psicológico;

· Ensino Especial: Fortalecimento do Fazer Pedagógico.

A Secretária Municipal de Educação cuidou dos detalhes desse início de ano e também conseguiu visitar as escolas urbanas e rurais. Com a abertura do ano letivo, fica a responsabilidade de cada profissional buscar alternativas para o desenvolvimento de práticas nas aprendizagens de nossos alunos. Destacamos ainda, que essa foi apenas a 1ª formação de muitas que virão, e ao término do ano letivo serão emitidos todos os certificados dos conteúdos abordados e cargas horárias propostas.

“ NÃO SE PODE FALAR DE EDUCAÇÃO SEM AMOR.”

PAULO FREIRE