Festival do Surubim 2023 aquece a economia, gera renda e supera todas as expectativas

O Festival do Surubim, um dos eventos mais tradicionais e esperados da cidade de Plácido de Castro, foi um sucesso de público e de negócios. A festa, que celebra a pesca e a gastronomia do peixe típico da região, aconteceu entre os dias 7 e 10 de setembro, às margens do rio Abunã, e reuniu cerca de 800 pessoas por dia.

O evento, que está em sua quarta edição, contou com uma programação diversificada, com shows locais e nacionais, concursos da Musa e Mister Surubim, exposições, competições esportivas, oportunidades de negócios e muito mais. O objetivo foi valorizar a cultura local e fomentar o turismo e a economia.

O prefeito municipal, Prof. Camilo da Silva, destacou que o festival do surubim é uma forma de preservar e incentivar a pesca sustentável do peixe, que é uma fonte de renda e alimento para muitas famílias. Ele também afirmou que o evento é uma vitrine para divulgar as potencialidades do município e também um espaço de conscientização ambiental e respeito aos recursos naturais.

O secretário municipal de cultura, Daniel Rodrigues, afirmou que a prefeitura buscou parcerias com o governo estadual, a iniciativa privada e as entidades locais para garantir a infraestrutura e a segurança do evento. Ele também ressaltou que o festival do surubim é uma marca registrada de Plácido de Castro e que tem atraído centenas de turistas vindos de todas as partes do Acre e fora dele.

Com término no último domingo, 10, nos seus quatro dias de realização, o Festival do Surubim movimentou a economia local e gerou emprego e renda para a comunidade, além de ter sido uma grande oportunidade para os comerciantes e empreendedores locais mostrarem seus produtos e serviços e ampliarem seus mercados.

O Festival do Surubim também foi um momento de lazer e diversão para os moradores e visitantes, que puderam apreciar as belezas naturais do rio Abunã e degustar os pratos típicos feitos com o Surubim, um peixe muito saboroso e que tem uma importância histórica e social para Plácido de Castro.

Show nacional com a banda Forró Cintura de Mola encerrou o evento

A banda Forró Cintura de Mola foi a grande atração da noite de encerramento do 4° Festival do Surubim. O grupo, que é um dos maiores sucessos do forró no Brasil, animou o público com seus hits e sua energia contagiante. O show, que aconteceu no domingo (10), reuniu cerca de 800 pessoas na arena montada às margens do rio Abunã.

O show da banda Forró Cintura de Mola foi uma das atrações mais esperadas do festival, que teve início na quinta-feira (7). O grupo, que tem mais de 15 anos de carreira e mais de 8 milhões de visualizações no YouTube, apresentou um repertório variado, com músicas antigas e novas, como “Namorando ou Não”, “Solteiro Forçado”, “O Troco”, “Baby Eu Te Amo” e “Não Consigo Te Esquecer”. O vocalista Marcos Ribeiro Dantas (Marquinhos), interagiu com o público e agradeceu o apoio dos patrocinadores e parceiros do evento.

A Banda “Cintura de Mola” foi fundada no ano de 2007, Possui 26 CD’s e 8 DVD’s. As músicas “Passaram Mel em Mim”, “Pica-Pau” e “Olha o Tirinho”, são os maiores sucessos da Banda. O DVD gravado em Suzano – SP, em 2015, já possui mais de 11 Milhões de visualizações na internet.

Além do show da banda Forró Cintura de Mola, o festival contou com outras atrações musicais, como 3R Forrozeira, Clau Silva, Kell Rodrigues e Mary Rocha, Belo Santos e banda, Trio Pegada de Luxo, Frank Show, Thaís Silva, Rangel Borges, Jadson Santos, Fany Chaves, Tardelly e banda, Skema 3 e Dj Washington Mix, nos intervalos.

O Festival do Surubim foi promovido pela Prefeitura Municipal de Plácido de Castro, com o apoio da ACCEPC, Z9, Governo do Estado do Acre e parceiros. A próxima edição está prevista para 2024.