Prefeitura de Plácido de Castro inicia obras de construção de mais um Mercado Municipal no Centro da cidade

A Prefeitura de Plácido de Castro, por meio do Programa Calha Norte, do Governo Federal através do Ministério da Defesa, deu início às obras de construção de um novo Mercado Municipal no centro da cidade. O projeto visa fortalecer a economia local e proporcionar um espaço adequado para os produtores rurais da região e consumidores.

O novo Mercado Municipal será um marco para a cidade de Plácido de Castro. O investimento orçado em R$: 1.920.789,29, teve o pontapé inicial no mês de abri e tem previsão de conclusão, em novembro deste ano. Com uma estrutura moderna e funcional, o mercado será equipado com bancas para venda de produtos frescos, áreas de alimentação, dentre outros.

A construção do Mercado Municipal é mais um dos inúmeros investimentos que administração municipal realiza, objetivando revitalizar o centro da cidade e estimular o comércio local. Além do mercado, outras obras estão em processo de construção, como a Unidade Básica de Saúde Maria de Fátima, ao lado da Praça Central, bem como, o prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, no bairro Thaumaturgo.

A população de Plácido de Castro aguarda com expectativa a inauguração deste novo espaço, que promete ser um ponto de encontro para a comunidade e um impulso para a economia local.

Para mais informações sobre o projeto e o progresso das obras, os interessados podem acessar o site da Prefeitura de Plácido de Castro.

Sobre o Programa Calha Norte (PCN)

O Programa Calha Norte (PCN) é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil, criada em 1985 e subordinada ao Ministério da Defesa desde 1999. O programa tem como objetivo principal contribuir com a manutenção da soberania na Amazônia e promover o seu desenvolvimento ordenado.

O PCN tem como missão contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação. No cumprimento dessa missão, possui como objetivos estratégicos o aumento da presença do Poder Público; a melhoria da infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistência social, transportes e desenvolvimento econômico.

O programa também busca a promoção do desenvolvimento sustentável; a ocupação de vazios estratégicos; a melhoria do padrão de vida das populações; a modernização do sistema de gestão municipal e o fortalecimento das atividades econômicas estaduais e municipais da região onde atua.

O PCN abrange, atualmente, 442 municípios, distribuídos em dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Matogrosso, Matogrosso dos Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ao todo, são 5.986.784 km², o que corresponde a 70,30% do Brasil. A população da área de abrangência do PCN é de 15.832.958 habitantes, o que representa 7,53% da população do Brasil.

O programa executa suas ações mediante a transferência de recursos orçamentários, de forma direta para as Forças Armadas e por intermédio de convênios firmados entre o Ministério da Defesa e os estados ou os municípios abrangidos em sua área de atuação.