• Foto do escritorisrael

Promovendo a Saúde em Parceria com a Educação: Itinerante de Saúde na Escola José Moreira de Araujo

Sob a liderança da prefeitura municipal, que tem como prefeito Sr. Camilo Silva, e com o compromisso da Secretária de Saúde, a Sra. Elenira Costa, uma emocionante colaboração entre a UBS Cecilia Santana e a Escola José Moreira de Araújo deu origem a um evento notável: o Itinerante de Saúde. Esta iniciativa exemplar, guiada pelo comprometimento mútuo com o bem-estar da comunidade, reuniu a UBS e a escola para oferecer cuidados de saúde direcionados e educar sobre a importância da saúde preventiva.

A equipe da UBS Cecilia Santana e toda equipe médica, demonstrou um desempenho excepcional, prestando atendimento de alta qualidade durante o evento. O cuidado, a empatia e a dedicação foram evidentes em cada consulta e interação, proporcionando aos participantes uma experiência de atendimento positiva e educativa. Além disso, a presença dos alunos internos de medicina da Santa Casa enriqueceu ainda mais a experiência, ao unir o conhecimento acadêmico à prática real.

O Itinerante de Saúde não apenas ofereceu cuidados médicos, mas também desempenhou um papel educativo crucial. As palestras informativas ministradas pela equipe, ajudaram a conscientizar os participantes sobre a importância da prevenção e do autocuidado. Essa abordagem holística da saúde, que combina cuidados médicos com educação, tem o potencial de impactar profundamente a vida dos indivíduos, capacitando-os a tomar decisões informadas sobre sua saúde.

Além disso, a colaboração entre a escola e a UBS não apenas fortalece os laços comunitários, mas também incentiva uma abordagem interdisciplinar para o bem-estar. Ao incorporar a educação na promoção da saúde, o evento demonstrou como a saúde física e mental está intrinsecamente ligada ao ambiente educacional e social.

O Itinerante de Saúde na Escola José Moreira de Araújo é uma prova tangível de como a colaboração entre diferentes setores pode gerar impacto positivo na comunidade. Com a liderança visionária da prefeitura municipal, a dedicação da equipe da UBS Cecilia Santana, a participação ativa dos alunos internos de medicina e o apoio da escola, essa iniciativa é um exemplo inspirador de como é possível promover uma cultura de saúde abrangente e proativa.

REDAÇÃO DE TEXTO: Israel Silva

IMAGENS FOTOGRÁFICAS: Israel Silva