Retorno das aulas presenciais nas Escolas municipais - 2022

A Prefeitura Municipal de Plácido de Castro, através da Secretaria de Educação e Equipe de Coordenação de Ensino, aos 04 de Abril de 2022, se organizaram para realizar momentos de receptividade para as crianças no retorno das aulas presenciais em algumas escolas desta municipalidade.

Quando a pandemia começou e as aulas presenciais foram suspensas, muitos pais, alunos e professsores passaram a se questionar se o ano letivo estaria perdido. Depois, o questionamento foi se o ensino a distância seria suficiente e eficiente.

Sem dúvida, assuntos importantes merecem sim, um olhar mais atento. Afinal, colocam à prova toda experiência e todo o aprendizado de dois anos letivos em pandemia.

Esse retorno será muito importante para a educação, a expectativa para 2022 é que as atividades e vivências escolares voltem a rotina habitual, depois da experiência com o ensino remoto como principal meio de trabalho.

Nas apresentações de ludicidades foram apresentados: teatros de fantoches, contação de histórias, cantigas de rodas, músicas, orientações sobre a prevenção do covid, entregas de mimos e o afeto com cada criança e pais presente nesse momento tão esperado por todos.

O Coordenador de Ensino ressalta em sua fala: “ É muito gratificante ver no olhar de nossas crianças, a alegria de retornar para a escola, ficar perto dos colegas, observar a interação uns com os outros, só tenho agradecer a Deus que nos proporciona esse retorno. Enfatisou também, do empenho, dedicação e participação da família SEMED e principalmente a equipe de coordenação de ensino, que não mediram esforços para o melhor acontecer, muito obrigado. Finalisou, desejando um ano letivo cheio de amor, criatividade, atitudes positivas, conhecimento e sabedoria para o quadro de docentes de nosso município.’’

No decorrer das apresentações, observávamos o quanto a educação é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem do ser humano.

Nas falas de alguns professores, ouvimos que para um bom trabalho fluir, é preciso empenho, amor ao que faz e principalmente valorizaçao profissional. E isso, nossa Gestão municipal, tem feito com muita dedicação!

Ressaltando ainda que, a educação não se faz com achismo, e sim, com sistematização de saberes na prática.

“ SE A EDUCAÇÃO NÃO FOR PROVOCATIVA, NÃO CONSTRÓI, NÃO SE CRIA, NÃO SE INVENTA, SÓ SE REPETE !’’

Mário Sérgio Cortella