top of page

Secretaria de Estado Assistência Social e Direitos Humanos Promove capacitação aos servidores da rede Socioassistencial de Plácido de Castro

  • Foto do escritor: ASCOM
    ASCOM
  • 18 de jun.
  • 2 min de leitura
ree

A Prefeitura Municipal de Plácido de Castro, através da secretaria municipal de assistência Social e direitos humanos, por meio da diretoria de Cidadania, a qual, têm como diretora a assistente social Maria Rosilane.

A capacitação trouxe temas relacionados ao Cadastro Único, bolsa família e suas condicionalidades, SICON ( sistema de condicionalidades do programa família), além de uma ampla abordagem sobre a Vigilância Socioassistencial.

Vigilância Socioassistencial é uma das funções da Política de Assistência Social, juntamente com a Proteção Social e a Defesa de Direitos.

Objetivos e Funções:

Produção e Análise de Informações:

Visa produzir, sistematizar, analisar e disseminar informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que afetam famílias e indivíduos, bem como sobre os padrões de oferta dos serviços e benefícios socioassistenciais.

Apoio à Gestão:

Apoia as atividades de planejamento, organização e execução das ações desenvolvidas pela gestão e pelos serviços socioassistenciais, fornecendo dados, indicadores e análises.

Identificação de Necessidades:

Ajuda a detectar e compreender as situações de precarização e agravamento das vulnerabilidades que afetam territórios e cidadãos, prejudicando a sua sobrevivência, dignidade, autonomia e socialização.

Adequação entre Necessidades e Ofertas:

Analisa a adequação entre as necessidades da população e a oferta dos serviços socioassistenciais, visando aprimorar a resposta às demandas.

Segundo Devanilson Silva foram três dias de muito aprendizado, onde as equipes responsáveis pela proteção social no nosso município tiveram oportunidade de conhecer novas formas de execução dos serviços, assim como também aperfeiçoar as boas práticas já existentes. "E muito importante também pelo fato de qualificar cada vez mais os funcionários para um atendimento mais próximo do satisfatório a nossa comunidade", afirmou Devanilson agradecendo aos ministrantes

Ismael Dias Maia - Coordenador Estadual do Cadastro Único e PBF,

Kelly Oliveira - Técnica da Coordenação Estadual,

Cleiciany Lira - Referência da Vigilância Socioassistencial Estadual

Thallita Leitão - Técnica da Proteção Social Básica Estadual, por todo conhecimento compartilhado.


 
 
bottom of page