A Escola do Produtor, anexa a Secretaria Municipal de Agricultura de Plácido de Castro

Desde segunda-feira, dia 19, mulheres produtoras e filhas de produtores da comunidade do Triunfo, vem sendo capacitadas através do SENAR, com o curso de Derivados da Banana e da Mandioca, o qual tem por objetivo apresentar soluções alternativas para o melhor aproveitamento da banana e da mandioca na culinária local.

Graças à parceria que a Escola do Produtor fez com o Sharlen Ferreira Lima, diretor da Escola Flávia Barros Pimentel, foi possível utilizar o amplo espaço da mesma para a execução do curso.

Durante o curso, inúmeros pratos foram desenvolvidos, dentro os quais estavam: o brigadeiro, o bombocado, o bolo, o quibe, o pão, o nhoque, a vaca-atolada, a lasanha, a pizza, o pudim, o escondidinho, o croquete, a coxinha, entre outros, todos produzidos com a banana e a mandioca.

Para a culminância do curso, sexta-feira, dia 23, todos os pratos desenvolvidos no decorrer do mesmo foram preparados pelas próprias participantes, sob a orientação da instrutora Maria de Fátima Rocha Alves e Silva, que além de colaboradora do SENAR, também é Diretora de Apoio a Mulher do Campo, pela Secretaria Municipal de Agricultura de Plácido de Castro.

Estavam presentes no momento do encerramento a Primeira Dama Prof. Silvana, em nome do prefeito Camilo Silva, Secretário de Agricultura Francisco Adevilson, Secretário de Cultura Maico Holanda, Secretária de Assistência Social Rosimara Vicenzi, e os mesmos se mostraram bastante impressionados com a variedade de opções disponíveis para degustação.

Por meio da parceria firmada com o SENAR, a Escola do Produtor está ministrando também o curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, o qual teve início dia 22, quinta-feira, sendo o término previsto para o dia 31, sábado.

A Escola do Produtor está trabalhando para que, posteriormente, outras comunidades do município de Plácido de Castro, como Campinas, T da Enco e 58 por exemplo, também sejam atendidas com cursos de capacitação como estes que foram e estão sendo ministrados no Triunfo.