Artesãs formadas em curso de design em produtos madeireiros, presenteiam prefeito Camilo da Silva com peça confeccionada durante formação

Quatro artesãs que foram certificadas no curso de produção de gamelas, estiveram na manhã desta terça-feira, 2, no gabinete do prefeito Camilo da Silva, onde na oportunidade, o presentearam com uma peça produzida por elas e desenhada com as próprias mãos, uma espécie de vasilha de madeira. O curso, que teve duração de 17 dias, foi oferecido pelo Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Industria, Ciência e Tecnologia (Seict).

Ao término do curso, as alunas participantes foram beneficiadas com certificação e recebimento de kits básicos usados na confecção de designs em produtos madeireiros.

Apesar do curso ter sido ofertado pelo Governo do Estado do Acre, a Prefeitura Municipal de Plácido de Castro garantiu todo o suporte para as artesãs. Garantindo a elas, os subsídios necessários para que diariamente, pudessem se deslocar até a capital acreana, Rio Branco, para participarem da capacitação.

Thiffane Miranda, Thayná Miranda, Nerian Alves e Raniele Custódio, ambas residentes em Plácido de Castro, foram certificadas no curso de gamelas que incentiva o aprendiz a fabricarem peças artesanais a partir dos resíduos do manejo florestal. A iniciativa permitirá que as artesãs, obtenham renda por meio do seu trabalho na confecção das peças.

Entenda o que é a gamela

Gamela é o mesmo que uma vasilha, ou recipiente, onde se guardam objetos, frutas e legumes. Pode ser entendida, ainda, como uma tigela esculpida em madeira. Sendo assim, deve ser feita de madeira macia. Atualmente, as gamelas também são produzidas em bambu, por exemplo.

Geralmente tem o formato redondo ou ovalado e pode ter vários tamanhos. Alguns formatos menores servem como pratos em algumas culturas, as pessoas fazem suas refeições em gamelas. Servem, ainda, para servir comida à mesa ou armazenar e carregar alimentos.