Com o apoio da prefeitura, 1° Festival Afro acontece nesta sexta, 24, em Plácido de Castro

Nesta sexta-feira, 24 de novembro, acontece o 1° Festival Afro em Plácido de Castro, um evento que visa celebrar a cultura e a história dos povos africanos e afro-brasileiros. O festival é uma iniciativa do Conselho Municipal de Políticas Públicas pela Igualdade Racial – COMPPIR, com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania, Assistência Social e Trabalho, Secretaria de Estado da Mulher e Fundação de Cultura Elias Mansour.

O festival terá diversas atrações, como apresentações culturais, roda de capoeira, praça de alimentação e o desfile que vai eleger o modelo negro/a mais bonito/a da cidade. O objetivo é valorizar a diversidade étnica e cultural do município, que tem uma forte presença de descendentes de africanos, além de promover a conscientização e o combate ao racismo e à discriminação.

O evento será realizado na Praça Central de Plácido de Castro, a partir das 18 horas, e é aberto ao público de todas as idades. A entrada é gratuita..

O 1° Festival Afro faz parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, data que homenageia Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do Brasil colonial. A data também marca o Ano Internacional dos Afrodescendentes, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2023, para reconhecer a contribuição dos africanos e seus descendentes para o desenvolvimento da humanidade.