Conferência municipal do CMDCA traz importante proposta de ação e Cidadania

Atualizado: 2 de mai. de 2023

Teve início na manhã dessa quarta-feira, 19/04/2023, na Primeira Igreja Batista, a 9a. Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) é um órgão paritário que conta com a participação da sociedade civil e do Poder Executivo municipal. Ele propõe, delibera e controla as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.

Conforme Lei 3937, o CMDCA tem como finalidade acompanhar todos os programas e projetos voltados ao atendimento das crianças e adolescentes principalmente quanto ao direito à vida , a saúde, a liberdade, ao respeito, a dignidade, a convivência comunitária, a família, a educação, a profissionalização, a cultura, ao lazer, a proteção no trabalho e sugerindo medidas de proteção em situação de risco.

Uma das propostas laçadas na Conferência e que muito chamou a atenção, sendo inclusive defendida justamente pelo prefeito Prof. Camilo da Silva, foi a transformação de parte do imposto de renda do placidiano, em ações de cidadania em Plácido de Castro, para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, dentro do seguinte parâmetro: " Pessoas físicas que declaram o seu imposto de renda, doariam 3% do imposto devido, e pessoas jurídicas, 1% do seu lucro real.

A Conferência foi organizada pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem à frente da pasta a Sra. Rosimara Ferreira, e pela presidente do CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sra. Antônia Aquino e equipe.

A composição da mesa ficou definida com a presença do prefeito, Prof. Camilo da Silva; Antônia Aquino, presidente do CMDCA; Rosimara Ferreira, Secretária da SEMCASTR; Vereador Demir Ferreira; Patrícia Andrade, Conselheira Tutelar e os adolescentes Hedsom Marques e Alune Said, alunos da Escola Estadual Franklin Roosevelt

Em um pronunciamento inteligente e contundente, o prefeito Prof. Camilo da Silva, deixou à todos os presentes uma frase forte e até emblemática, (Marcante) - "Elaborar ideias e projetos numa sala é muito bom, mas identificar as necessidades das crianças e adolescentes na sua comunidade, é melhor ainda"

A abertura da conferência foi abrilhantada com músicas ao vivo, a cargo do músico e cantor, José Oliveira (Zezinho), cantora Kátia Roberta e seus filhos, Kallel Leandro e Kaylla Roberta.

Galeria de fotos

REDAÇÃO DE TEXTO: Áquila Santos IMAGENS FOTOGRÁFICAS: Áquila Santos REALIZAÇÃO: Assessoria de Comunicação e Marketing