• Foto do escritorisrael

Encerramento do Programa Saúde na Escola (PSE) em Plácido de Castro: Promovendo Bem-Estar e Educação

A Secretaria Municipal de Saúde de Plácido de Castro, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) encerrou o ano de 2023 com o pé direito, alcançando todas as 15 instituições educacionais do município, abrangendo também o distrito de Vila Campinas. Essa iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, representou um compromisso conjunto em promover a saúde e o bem-estar dos estudantes, contribuindo para um ambiente escolar mais saudável e propício ao aprendizado.

Durante o período de execução do PSE, diversas ações foram implementadas com o intuito de abranger diferentes aspectos da saúde, desde a prevenção de doenças até a promoção de hábitos saudáveis. Profissionais qualificados da saúde, como enfermeiros, médicos e educadores físicos, foram mobilizados para proporcionar um atendimento integral e personalizado aos alunos.

Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se as palestras educativas sobre temas relevantes, como higiene pessoal, alimentação saudável, prevenção de doenças transmissíveis e promoção da saúde mental. Além disso, foram realizados exames médicos e odontológicos, contribuindo para o diagnóstico precoce de possíveis problemas de saúde e encaminhamento para tratamento especializado, quando necessário.

O PSE também se dedicou à avaliação das condições sanitárias das escolas, promovendo a conscientização sobre a importância da higiene ambiental e da manutenção de espaços adequados para o desenvolvimento educacional. Ações como essas visam criar um ambiente escolar seguro e saudável, fundamental para o pleno desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.

Ao celebrar o encerramento do PSE, expressamos nosso profundo agradecimento a todos os profissionais envolvidos, às instituições de ensino participantes e às famílias que apoiaram ativamente essa iniciativa. A parceria entre saúde e educação é essencial para a formação de cidadãos conscientes e saudáveis, e o sucesso do Programa Saúde na Escola em Plácido de Castro é reflexo do comprometimento de todos os envolvidos.