Plácido de Castro completa 47 anos de emancipação política, no próximo sábado 30.

Plácido de Castro, uma joia incrustada no coração do Acre, celebra neste sábado, 30 de março, 47 anos de sua emancipação política. A cidade, conhecida por sua hospitalidade e beleza natural, prepara-se para comemorar esta data marcante com uma série de eventos que prometem animar tanto os moradores quanto os visitantes.

A partir deste sábado, 23, e durante toda a semana que vem, até o dia 30, a prefeitura anunciou uma programação especial com competições esportivas, incluindo futebol, vôlei e corridas, etc, que visam promover a saúde e o bem-estar. No Sábado 30, as festividades começam pela manhã, com uma cerimônia cívica na Câmara de Vereadores. Já ao entardecer, acontece um desfile comemorativo com as participações das escolas municipais e estaduais, dentre outros.

Por conta do decreto de calamidade pública em decorrência das enchentes que afetaram algumas áreas do município no no final do mês de fevereiro e começo de março, a Administração Municipal optou por não realizar shows públicos, optando somente pelo evento cívico.

Este aniversário vem em um momento em que Plácido de Castro se destaca por seu desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. Investimentos em infraestrutura, educação e saúde têm sido uma prioridade, resultando em uma cidade que não apenas cresce, mas também se torna cada dia mais feliz.

A celebração dos 47 anos de emancipação política é mais do que uma festa; é um reflexo do progresso contínuo e do otimismo que define Plácido de Castro.

História

Plácido de Castro é um município brasileiro localizado no interior do estado do Acre. Sua fundação ocorreu em 1976, e o município foi nomeado em homenagem a José Plácido de Castro, um militar e líder da Revolução Acreana. José Plácido de Castro também foi Presidente do Estado Independente do Acre e teve um papel importante na Questão do Acre, que culminou com a assinatura do Tratado de Petrópolis entre Brasil e Bolívia. Este tratado garantiu a posse das terras do território do Acre e o direito de exploração da borracha para o Brasil.

A cidade tem uma localização estratégica, situada à margem esquerda do rio Abunã, que define a fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Antes de se tornar um município, a localidade era um posto avançado e depósito de seringais, conhecido como Vila Pacatuba.

Com uma população estimada em 16.560 pessoas habitantes em 2022 e uma área de aproximadamente 1.952,555 km², o que o coloca na posição 19 de 22 entre os municípios do estado e 769 de 5570 entre todos os municípios, Plácido de Castro possui uma densidade demográfica de 8,48 hab./km². A cidade está localizada a cerca de 98 quilômetros da capital estadual, Rio Branco, e limita-se ao norte com o município de Senador Guiomard, ao sul com a Bolívia, a leste com o município de Acrelândia, a oeste com o município de Capixaba e a noroeste com o município de Rio Branco.

Plácido de Castro é uma terra de gente boa e trabalhadora, com uma rica história e um futuro promissor. Seu desenvolvimento contínuo e a preservação de sua história são fundamentais para a identidade cultural e o orgulho dos placidianos