Plácido de Castro está entre os onze municípios acreanos listados no Mapa do Turismo Brasileiro 2023

Pela primeira vez, o município de Plácido de Castro aparece na lista dos municípios acreanos com potencial turístico listado no Mapa do Turismo Brasileiro. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira, 4, pela Secretaria de Comunicação do Governo. Ao todo, outras dez cidades também estão inclusas.

O Mapa do Turismo Brasileiro, instituído pelo Programa de Regionalização do Turismo (PRT), é uma ferramenta do governo federal que norteia as ações que contribuem com o desenvolvimento do turismo regional por meio do Ministério do Turismo.

O Mapa permite nortear a elaboração de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Plácido de Castro consta na rota turística Caminhos da Revolução, que inclui os municípios de Porto Acre, Plácido de Castro e Rio Branco. Outros 10 municípios do estado do Acre também fazem parte da lista, são eles: Caminhos das Aldeias e da Biodiversidade, com Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Porto Walter e Rodrigues Alves; e Caminhos do Pacífico, com os municípios de Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri.

Para fazer parte do mapa os municípios devem atender os seguintes critérios: possuir um órgão de turismo; ter um orçamento destinado ao turismo na Lei Orçamentária Anual (LOA); possuir, no mínimo, 3 prestadores de serviços turísticos ativos no Cadastro, ou seja, Hospedagem, Transportadora e Guia de Turismo, e possuir um Conselho Municipal de Turismo ativo.

Por Secom/Ac (Adaptado)*