Plácido de Castro participa da 5⁰ Conferência Nacional de Políticas para Mulheres
- ASCOM

- 2 de out.
- 1 min de leitura

O município de Plácido de Castro participou da 5ª Conferência nacional de políticas para mulheres, um evento de grande relevância nacional focado na formulação e aprimoramento de políticas públicas para as mulheres no Brasil.
Como a maioria dos municípios, Plácido também teve sua representação na pessoa da atual presidente do Conselho municipal de políticas para mulheres Raimunda Custódio de Brito, com o apoio da prefeitura na pessoa do prefeito Camilo da Silva, secretaria de Assistência social, por meio da diretória de mulheres Jâmila Suraia que não mediram esforços para o município ter sua representatividade nesse momento de consolidação dos direitos das mulheres acreanas.
O evento foi organizado pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM).
Período: A conferência ocorreu de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília.
O tema central da conferência foi “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todas”. Objetivo: A 5ª CNPM marcou a retomada da principal instância de participação social para a formulação de políticas públicas voltadas à igualdade de gênero no Brasil.
Participação: estavam reunidas delegadas de todo o país, que debateram avanços e desafios das políticas para mulheres. As etapas preparatórias mobilizaram mais de 156 mil brasileiras em conferências municipais, estaduais e livres.
Resultados: Na plenária final, foi aprovado o relatório final com propostas divididas em 15 temas, que irão compor as diretrizes do novo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. Entre as propostas, destacam-se a promoção da igualdade de gênero, a redução da jornada de trabalho com o fim da escala 6x1 e a igualdade salarial.













