Posse dos Conselheiros Municipais de Saúde de Plácido de Castro

Na manhã desta segunda feira, 12, ocorreu em ato solene a posse dos conselheiros municipais de saúde do município de Plácido de Castro. A posse aconteceu na Câmara Municipal de Plácido de Castro, estando presentes boa parcela dos conselheiros eleitos em votação. A formação do conselho de saúde é composta por 25% de gestores da saúde, 25% de trabalhadores da saúde e 50% de usuários dos serviços de saúde do SUS. A nomeação dos conselheiros ocorreu no dia 6 de abril, sendo nomeados:

1. Representantes dos trabalhadores da saúde:

1.1 UBS Francisco de Castro

3.6 Associação dos Moradores/AMPLAC

Titular: Alberto Carlos Domingues

Suplente: Arlindo Almeida de Lima

A importância do conselho está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas. O papel do Conselho Municipal de Saúde é o de controlar o dinheiro da saúde, acompanha as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais além de participar da elaboração das metas para a saúde e controla a execução das ações na saúde. O conselho deve se reunir pelo menos uma vez por mês para discutir as pautas pertinentes.

Durante a posse foi decidido por votação a mesa diretora do Conselho de Saúde, que é composta por presidente, vice-presidente e secretário. Após breve votação foram eleitos, para Presidente do Conselho, Macicleia Cesária de Moura Nogueira, representante titular da AMEACRE, para vice-presidente, Joel da Silva Vieira, representante titular dos trabalhadores da saúde pela UBS João de Deus e como secretária, Celestina Tavares Leitão, representante dos trabalhadores da saúde pela UBS Francisco de Castro.

“Os conselhos municipais de saúde são de fundamental importância para os municípios, sabemos que o conselho é um órgão deliberativo, e como órgão deliberativo de políticas públicas ele fiscaliza, controla e delibera sobre tais políticas. Que nós enquanto conselho de saúde, nessa nova equipe de conselheiros, possamos fazer um bom trabalho, desempenhar o nosso papel não nos esquecendo da categoria que cada um representa, estamos com categoria de gestor, usuário e trabalhador de saúde, que nós possamos ter um olhar ao todo de forma unificada e desenvolver dentro da necessidade de cada categoria um bom trabalho, principalmente para o segmento de usuário, que é a população” foram as palavras da Presidente do Conselho, Macicleia Cesária.

A primeira reunião do novo conselho acontecerá ainda no mês presente, sendo que data e local ainda serão divulgados posteriormente para a população.