Prefeito Camilo da Silva recebe título de Cidadão Acreano, da Assembleia Legislativa do Estado Acre.

Em uma sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro de 2023, a Assembleia Legislativa do Estado Acre (Aleac) concedeu o título honorífico de Cidadão Acreano ao prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva, do PP. A homenagem foi uma iniciativa do deputado estadual Pablo Bregense, do PSD, que reconheceu aos relevantes serviços prestados pelo gestor municipal ao desenvolvimento do município ao qual administra.

Camilo da Silva, de 58 anos, é natural de São Paulo e, chegou ao Acre ainda na década de 70. Foi eleito prefeito de Plácido de Castro em 2020, com 40,78% dos votos válidos. Antes disso, é professor por formação e já atuou como vereador por um mandato. Segundo o deputado Pablo Bregense, que propôs a honraria, Camilo da Silva tem se destacado pela sua administração eficiente, transparente e participativa, que tem melhorado a qualidade de vida da população. O título honorífico foi entregue por Pablo Bregense e pela Vice-governadora, Mailza Gomes.

“É uma justa e merecida homenagem a esse grande homem público, que tem demonstrado amor e compromisso na sua administração. Ele tem feito um trabalho exemplar à frente da prefeitura de Plácido de Castro, com obras e ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social, entre outras. Ele é um cidadão acreano de coração e de fato”, afirmou Pablo.

O prefeito Camilo da Silva agradeceu a honraria e disse que se sente honrado e feliz por receber o título de Cidadão Acreano. Ele também agradeceu à população placidiana e ao deputado Pablo Bregense pela indicação e pelo apoio ao seu mandato. Ele ressaltou que o título aumenta a sua responsabilidade e o seu compromisso com o município.

“Eu recebo esse título com muita gratidão e emoção. É uma honra ser reconhecido como um filho desta terra, que eu tanto amo e respeito. Eu quero agradecer ao deputado Pablo Bregense, que é um grande amigo e parceiro, e a todos os deputados que aprovaram essa homenagem. Eu quero dedicar esse título ao povo de Plácido de Castro, que me confiou a missão de ser o seu prefeito, e a todos os acreanos, que me acolheram de braços abertos. Eu reafirmo o meu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município, em parceria com o governo, com a Aleac e com todos os segmentos da sociedade”, declarou o prefeito.

O título de Cidadão Acreano foi instituído pela Lei nº 4.200, de 22 de novembro de 2023, que estabelece os requisitos para a sua concessão pelo Poder Legislativo. A lei revogou as normas anteriores que tratavam do assunto e limitou o número de propostas por parlamentar a três por sessão legislativa, sendo cinco para a Mesa Diretora. O objetivo é valorizar as personalidades que tenham dado prova de identidade e afetividade para com o estado, ou que tenham relevantes serviços prestados ao município de origem e ou ao Brasil.