Prefeito de Plácido de Castro participa de encontro na AMAC sobre implantação de aterros sanitário

Prefeito de Plácido de Castro participa de encontro na AMAC que trata de implantação de aterros sanitários nos municípios acreanos

Fotos: Jardy Lopes]

Nesta segunda-feira ( 13), o prefiro Camilo Silva participou do encontro promovido pela AMAC com o secretário do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Denílson Campello, para discutir a criação dos aterros sanitários por meio de consórcio entre os vinte e dois municípios. O Estado está sendo cogitado pelo MDR para que seja implantado o projeto piloto.

Prefeito discutem implantação de aterros sanitários no Acre. Jardy Lopes

Pela nova lei do Marco do Saneamento Básico, os municípios brasileiros têm até o ano de 2024 para implantar aterros sanitários. E banir o descarte dos resíduos sólidos em locais a céu aberto, como ocorre em praticamente todos os municípios acreanos.

A vinda de Campello para o encontro da Associação dos Municípios Acreanos ( AMAC) foi organizada pelo senador Alan Rick ( UB).

A AMAC apresentou um projeto para que seja realizado doze consórcios entre os municípios. O custo será de 125 milhões de reais para tornar o que está na lei em realidade.

O prefeito Camilo Silva destacou a importância da iniciativa da AMAC e do senador Alan Rick em trazer esse debate para o Acre. ” Esse projeto é muito importante porque vai ser possível a gente encontrar uma solução para a destinação correta do lixo. Que é um dos grandes desafios do país hoje”.

Segundo Camilo Silva, a proposta é que Plácido de Castro e Acrelândia forme um consórcio para a construção do aterro. O valor seria em média de dez milhões. ” Também quero agradecer o senador Alan Rick pela iniciativa em trazer o secretário do Min. da Integração e do Desenvolvimento Regional, visando solucionar essas nossas demandas “.

O prefeito contou com a presença do vice-prefeito Enilton e Souza da Pena (PSB), do Rogen Lima de Araújo, secretária de Finanças, da Macicleia Cezária de Moura, secretária de Saúde, da Marizete Andrade de Melo, secretária de Educação, e do Venilson Ferreira de Paula, secretário de Meio Ambiente.