Prefeitura de Plácido de Castro fortalece Agricultura com mecanização para pequenos, médios e grandes produtores na região do 58
- ASCOM

- 18 de set.
- 2 min de leitura

A Prefeitura de Plácido de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Escola do Produtor, em parceria com as associações rurais presididas por Jane Gomes (Monte Alegre 1 e Ramal Cabo Severino) e Tamires Bernardo (Monte Alegre 3), está intensificando as ações de incentivo à produção agrícola local.
Com apoio técnico especializado, os produtores rurais recebem orientações para realizar análises de solo — etapa fundamental para identificar as características do terreno e definir corretamente o uso de calcário e adubação. O trabalho inclui desde o cadastramento dos produtores, visitas técnicas, mecanização, recomendações de adubação para diversas culturas, até o acompanhamento das etapas de plantio, colheita e transporte.
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, o objetivo é ampliar a produtividade, garantir sustentabilidade às propriedades e fortalecer a agricultura em todos os níveis — pequenos, médios e grandes produtores.
O prefeito Camilo, acompanhado da presidente Jane Gomes e da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, disponibilizou trator, grades aradora e niveladora e distribuidor de calcário para a mecanização do solo, beneficiando o plantio de milho, mandioca, café e outras culturas.
O Conforme a Lei nº 980/2005, produtores da agricultura familiar que cultivam até 1 hectare recebem subsídio total para mecanização agrícola, incluindo maquinário, operador, combustível e equipamentos. Já os produtores de médio e grande porte, com áreas de até 5 hectares, têm acesso à mecanização mediante apresentação obrigatória da análise de solo. Nesses casos, o benefício é parcial, ficando sob responsabilidade do produtor o fornecimento do combustível.
A presidente Jane Gomes destacou, em nome dos produtores da região do 58, o agradecimento ao prefeito Camilo da Silva, ao secretário de Agricultura Vagner Lobo e a toda a equipe da pasta pelos serviços prestados desde 4 de setembro na região. “Maior parte das áreas já receberam o primeiro corte de mecanização e calagem, preparando o solo para o plantio de milho e outras culturas. Este apoio fortalece a agricultura para pequenos, médios e grandes produtores, gera renda e garante produção para o consumo próprio, ajudando o município a crescer através do setor agrícola”, afirmou.
O incentivo promovido pela Prefeitura de Plácido de Castro, Secretaria Municipal de Agricultura e Escola do Produtor marca um avanço no fortalecimento do setor agrícola local, permitindo que produtores de diferentes portes aumentem sua produtividade, diversifiquem culturas e contribuam para o desenvolvimento econômico do município.



















