Prefeitura de Plácido de Castro institui o Dia do Pescador, a ser comemorado no dia 29 de junho

A Prefeitura Municipal de Plácido de Castro, no estado do Acre, sancionou a Lei N° 883/2023, que cria o Dia Municipal do Pescador, a ser celebrado anualmente no dia 29 de junho. A data coincide com o Dia Nacional do Pescador e o Dia de São Pedro, considerado o padroeiro dos pescadores.

O objetivo da lei é reconhecer e valorizar o trabalho dos pescadores, que arriscam suas vidas para trazer alimento e sustento para as comunidades ribeirinhas e costeiras, além de contribuir para o abastecimento do mercado de pescado. A pesca é uma atividade econômica importante para o município, que possui inúmeros quilômetros de extensão de rios e lagos.

A lei é uma forma de homenagear os pescadores, que são guerreiros e merecem respeito e apoio. Neste dia, prefeitura vai promover ações de incentivo e capacitação para os pescadores, bem como de preservação e fiscalização dos recursos hídricos.

A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 8 de novembro de 2023 e já está em vigor. A prefeitura deve realizar eventos alusivos ao Dia Municipal do Pescador, como palestras, cursos, exposições, feiras, etc. A data também deve ser incluída no calendário escolar, para que os alunos possam aprender sobre a importância da pesca e dos pescadores para a sociedade.