Prefeitura de Plácido de Castro, por meio da Defesa Civil Municipal, monitora área de riscos e nível dos rios Abunã e Rapirrã.

A Prefeitura de Plácido de Castro, por meio da Defesa Civil Municipal, está monitorando a situação das áreas de risco e o nível dos rios Abunã e Rapirrã, que cortam o município. O objetivo é prevenir e minimizar os possíveis danos causados pelas chuvas intensas que atingem a região desde a última terça-feira, 20.

A equipe está realizando vistorias técnicas nas áreas mais vulneráveis, como as margens dos rios, as encostas e as pontes. Para esta época do ano, o nível dos rios está dentro da normalidade, no entanto há um alerta de possibilidade de enchente nos próximos dias. Assim, moradores que residem próximo a esses lugares, devem ficar em alerta permanente.

“Nós estamos acompanhando diariamente a variação do nível dos córregos e rios, que são influenciados pelas chuvas. Até o momento, não há motivo para pânico, mas estamos em estado de atenção e prontos para agir em caso de emergência”, disse Jocimar Silva.

Jocimar também orientou a população a tomar alguns cuidados para evitar acidentes e prejuízos. Ele recomendou que as pessoas evitem construir ou morar em áreas de risco, que mantenham as calhas e os bueiros limpos, que não joguem lixo nos rios e que fiquem atentas aos sinais de alerta, como rachaduras nas paredes, trincas no solo e inclinação de árvores ou postes.

O prefeito Camilo da Silva ressaltou a importância do trabalho da Defesa Civil Municipal para garantir a segurança e o bem-estar da população. Ele disse que a prefeitura está empenhada em realizar obras de infraestrutura e saneamento que possam reduzir os riscos de alagamentos e deslizamentos no município.