Prefeitura de Plácido de Castro realiza 2° dia de campo do plantio de feijão

A prefeitura de Plácido de Castro, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou nesta sexta-feira 08 de Abril, o 2⁰ Dia de Campo do plantio do feijão, com a entrega de semente de feijão e insumos.

O evento foi realizado na colônia do senhor Bida, na ac-40 enfrente ao ramal Mendes carlos ll.

Esse projeto visa fomentar a agricultura familiar, tem sido primordial para o desenvolvimento da cultura no município, aumentando a renda dos produtores .

Esta é mais uma ação do prefeito Camilo Silva que vem buscando incansavelmente promover a agricultura familiar apoiando o produtor rural Placidiano.

Junto com esse projeto outros vem sendo desenvolvidos no município pelo prefeito Camilo Silva como o apoio ao cultivo do milho, melhoria de Currais, manutenção dos ramais, assistência técnica, feira de agricultura familiar, entre outros projetos.

A nova gestão tem colocado agricultura como foco de desenvolvimento do município, em conjunto com a secretaria municipal de agricultura, incentivando e promovendo a produção agrícola do pequeno produtor. A agricultura familiar é toda forma de cultivo de terra, que é administrada por uma família e a emprega como mão de obra seus membros, a produção de alimento acontece em pequenas propriedades de terra e se destina a subsistência do produtor rural e ao mercado interno.

No Brasil a atividade envolve aproximadamente 4,4 milhões de famílias e é responsável por gerar renda de 70% dos brasileiros no campo, são espelhos da realidade do município.

Visando priorizar práticas tradicionais de cultivo e baixo impacto ambiental, agricultura familiar tem sido então grande aliada da sustentabilidade e da responsabilidade socioambiental neste cenário, mostra-se oportuno subvencionar agricultores Placidianos no cultivo de feijão, tanto para proporcionar alimento as próprias famílias, quanto para abastecer o mercado local.

O prefeito Camilo Silva, destaca a importância da parceria com a câmara de vereadores em aprovar esse projeto que é de suma importância para a produção agrícola, esse 2°dia de campo está atendendo o dobro do 1°, ano passado foram contemplados 80 famílias, já esse ano 160 famílias receberam a semente de feijão e insumos, "hoje a Secretária de Agricultura realiza a doação de semente de Feijão, Mecanização, plantio e faz a colheita, essa semente vai acompanhada de insumos, assistência técnica e a manutenção de ramais, essencial para garantir uma boa produção garantindo que o produtor conseguirá entregar a produção excedente no mercado local".

Camilo Silva afirma ainda ser de fundamental importância a parceria com a deputada federal Vanda Milani que não tem medido esforços em destinar verbas para compra de calcário e outras emendas que muito tem contribuído com o desenvolvimento do município especialmente a agricultura,assim como a parceria com o governo do Estado.

Estavam presentes no 2° dia de campo o prefeito Camilo da Silva, deputada federal Vanda Milani, secretário de agricultura Suedilson Damasceno, empresário Danillo Medeiros, responsável pela SEPA no município Antônio Pinto, presidente da câmera José Nunes, e vereadores Francimar Rodrigues, socorro formiga, Edilson Braga, Rogério, Ademir Ferreira, Meire e Cleydinha de Campinas, secretários convidados e produtores, além de presidente de associações e sindicato.

Tão brilhante como o sol que aqueceu o dia, era o sorriso de cada produtor bem como Maria do Socorro que nunca tinha visto uma gestão com um olhar voltado para agricultura familiar, tamanha foi sua satisfação em receber pela 2° vez a semente para plantar em sua chácara, assim como o senhor Jacó, Célio entre outros que manifestaram sua alegria.Os discursos foram idênticos, todos falaram de alegria e gratidão por esse projeto, a exemplo da deputada federal Vanda Milani que considera o prefeito Camilo da Silva um visionário em está olhando com cuidado para a agricultura familiar,e acredita que o sucesso desse projeto vem das parcerias que o prefeito sabiamente vem firmando, pois quando se trabalha de mãos dadas o progresso é questão de tempo.