Prefeitura de Plácido, trabalha o Janeiro Branco com os Idosos do SCFV

A Prefeitura Municipal de Plácido de Castro, através da secretaria da mulher cidadania Assistência social e trabalho, em parceria com a secretaria de saúde realizou nesta sexta-feira, 26 de janeiro uma palestras com o grupo de idosos que são acompanhados pelo Serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, "idoso feliz".

O que é o Janeiro Branco?

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre o cuidado com a saúde mental, assim como o Outubro Rosa faz com a prevenção do câncer de mama, o Novembro Azul com a saúde masculina e o Dezembro Vermelho com o HIV, AIDS e outras ISTs.

Foi criado em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais. Seu objetivo é chamar a atenção para a importância da saúde mental como um aspecto vital para a qualidade de vida das pessoas, promover relações sociais mais saudáveis e transformações positivas nas instituições sociais no mundo inteiro.

O mês de janeiro foi escolhido porque é um período de reflexão e planejamento para o novo ano, e o branco representa a ideia de uma folha em branco, onde podemos escrever nossos sonhos, desejos e metas.

É um tema relevante, especialmente no contexto pós-pandemia, que aumentou os casos de ansiedade, depressão e estresse na população. Por isso, cuidar da saúde mental é fundamental, requerendo autoconhecimento, apoio profissional e social.

Estavam presentes: A coordenadora do SCFV Antônia Aquino, coordenadora do CRAS Maria Ocrécia, orientadoras Maria Sônia Piedade e Priscila Araújo, articuladora do selo UNICEF Marluce Feitosa e demais servidores da SEMCASTR, secretária executiva dos conselhos Juciane luz, e as psicólogas, Tina Tânia e Diessica Daiana,

além dos convidados de horra, os idosos.

Segundo Antônia Aquino cerca de 35 pessoas participaram do evento que foi cheio de informações, dinâmicas, interação e finalizou com um delicioso lanche aos presentes.