Prefeitura Municipal de Plácido de Castro alinha preparativos para o Festival do Surubim 2023

O Festival do Surubim é um dos eventos mais tradicionais e esperados da cidade de Plácido de Castro. A festa, que celebra a pesca e a gastronomia do peixe típico da região, acontece todos os anos no mês de setembro, às margens do rio Abunã.

A prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Cultura, já está trabalhando nos preparativos para a edição de 2023, que promete ser ainda mais animada e atrativa para os moradores e visitantes. O objetivo é valorizar a cultura local e fomentar o turismo e a economia.

O Festival do Surubim é uma marca registrada de Plácido de Castro. O evento, que reúne um grande números de público nos 4 dias de realização, impulsiona a economia e favorece a criação de emprego e renda para a comunidade local

Para este ano, a equipe organizadora, está planejando uma programação diversificada, com shows locais e nacionais, concursos da Musa e Mister Surubim, exposições, feiras, oportunidades de negócios e muito mais.

A Reunião de alinhamento, que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, contou com a participação do presidente da ACCEPC, Samuel Caciano, e do vice, Inaldo Nascimento, além da empresária, Joelma Cardoso, do Técnico Cultural Emílio Amorim, além do Secretário Municipal de Cultural, Daniel Rodrigues, dentre outros.

Daniel Rodrigues, afirmou que a prefeitura está buscando parcerias com o governo estadual, a iniciativa privada e as entidades locais para garantir a infraestrutura e a segurança do evento. Ele também destacou que o festival do surubim é uma forma de preservar e incentivar a pesca sustentável do peixe, que é uma fonte de renda e alimento para muitas famílias.

“O surubim é um peixe muito apreciado e que tem uma importância histórica e social para Plácido de Castro. Queremos que o festival seja uma vitrine para divulgar as potencialidades do nosso município e também um espaço de conscientização ambiental e respeito aos recursos naturais”, afirmou o secretário.

A data oficial do festival do surubim 2023 ainda não foi definida, mas a prefeitura espera que seja realizado entre os dias 7 e 10 de setembro, às margens do rio Abunã. A expectativa é que o evento reúna cerca de 2 mil pessoas por dia e movimente cerca de R$ 700 mil na economia local.

O Festival do Surubim é promovido pela Prefeitura Municipal de Plácido de Castro, com o apoio da Associação Comercial, Cultural e Empresarial de Plácido de Castro (ACCEPC), Sebrae, Governo do Estado do Acre e parceiros.