Reafirmando o compromisso entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Plácido de Castro, Hospital Dr. Manoel Marinho Monte volta a oferecer cirurgias eletivas

A esquerda, o Secretário Estadual de Saúde, Pedro Pascoal, no centro, o Prefeito Camilo Silva e a direita, a Secretária Municipal de Saúde, Francenilda de Souza Marques - Foto: Reprodução/Secom/PMPC

Em visita a Plácido de Castro, no último dia 21 de março, o Secretário Pedro Pascoal Duarte Pinheiro Zambon, da Secretaria de Estado de Saúde (SESACRE), visitou o Hospital Dr. Manoel Marinho Monte e logo após, foi recebido no gabinete do Prefeito Camilo Silva, juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Francenilda de Souza Marques, onde por meio do Programa Opera Acre, Pascoal reafirmou o compromisso do Governo do Estado em reativar o Centro Cirúrgico na unidade, buscando com isso, oferecer melhorias na oferta dos serviços públicos de saúde prestados à população placidiana.

A indicação que pedia o retorno de pequenas cirurgias e partos cesários no Hospital Dr. Manoel Marinho Monte, é de autoria do Vereador Francimar Rodrigues (Mazinho), que usou a justificativa de que há alguns anos, o referido hospital possuía um Centro Cirúrgico, que realizava procedimentos de baixa complexidade, mas que nas últimas décadas, por falta de infraestrutura, foi desativado.

Sem profissionais e condições estruturais de manter o Centro Cirúrgico em funcionamento, as cirurgias eletivas deixaram de ser realizadas no município. Os pacientes que necessitavam passar por diversos procedimentos cirúrgicos passaram então a ser constantemente encaminhados para os hospitais da capital, Rio Branco e também de outros estados. Até mesmo mulheres em situação de gravidez, precisavam ser deslocadas até as maternidades existentes na capital, caso precisassem passar por cirurgias cesáreas em caso de risco.

Em relação às constantes incidências desses partos, Mazinho pontua que esses nascimentos fora do domicílio, geraram uma cadeia imensurável de prejuízos ao senso do município de Plácido de Castro, principalmente por conta da diminuição da população que ao nascer, passaram a ser registrados como natural do município ou estado ao qual adveio.

Mudança no cenário

Camilo Silva, pontuou que a reabertura do Centro Cirúrgico no Hospital Dr. Manoel Marinho Monte, representa um grande avanço para a regionalização da saúde e um ganho importante para a população de Plácido de Castro. “O Centro Cirúrgico será reabilitado e muito bem equipado para cirurgias de pacientes com baixa complexidade, e isso significa um alento fundamental para a prestação de serviços médicos que a população necessita”, garante.

“Antes, os pacientes eram levados para outros municípios, principalmente a capital, Rio Branco. E agora, por meio desta parceria entre a prefeitura e o governo do estado, poderemos solucionar as pequenas demandas por aqui mesmo, o que é o maior conforto para as famílias de Plácido de Castro e região”, destacou

O centro cirúrgico do Hospital Dr. Manoel Marinho Monte está sendo estruturado para executar essas cirurgias. Os procedimentos serão realizados no dia 21 de abril. São 21 pacientes cirúrgicos, sendo 7 cirurgias de colecistectomia, 7 cirurgias de hérnia e 7 pequenas cirurgias.

A iniciativa da reabertura do Centro Cirúrgico no Hospital Dr. Manoel Marinho Monte, tem como objetivo reduzir o tempo de espera e diminuir a demanda reprimida de pacientes que aguardam há vários meses por cirurgias, além de desafogar o sistema público de saúde, o que também representa um ganho importante para a população.

O Prefeito Camilo Silva, juntamente com Secretária Municipal de Saúde, Francinilda Marques e o vereador Marzinho, agradecem ao Governador Gladson Cameli, ao Secretário Estadual de Saúde, Pedro Pascoal, além da Deputada Estadual, Michelle Melo, líder da bancada do governo, por proporcionarem mais essa melhoria à população placidiana.