top of page
  • Foto do escritorASCOM

Secretaria de Saúde recebe 1500 kits do exame de preventivo do Câncer de Colo de Útero


Nessa sexta feira, 16 de abril, a Secretaria de Saúde de Plácido de Castro recebeu por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) 1500 kits para realização do exame preventivo do câncer de colo de útero (PCCU), além de 2800 espéculos vaginais descartáveis e 48 unidades de fixador celular spray.


A entrega foi realizada pela Divisão de Promoção à Saúde do Departamento de Atenção Primária à Saúde (Daps) através da Técnica da Divisão, Alcinete Roos, e recebidos pelo Secretário de Saúde do Município, David de Souza. Os kits serão distribuídos às unidades de saúde do município para garantirem a efetividade do Exame Preventivo do Câncer de Colo de Útero.

A ação é fruto do interesse do estado em investir na Saúde da Mulher e foi coordenada pelo Núcleo de Crônicas e Eixo Câncer da Sesacre e a doação dos kits foi feita a partir de uma parceria com o Banco Mundial (Proser).

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer do colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte em mulheres, no Brasil. Esse tipo de câncer chega a ser o primeiro mais incidente na região Norte. Por isso a detecção precoce realizada através do preventivo é de fundamental importância para combate a doença.


Fonte: agencia.ac.gov.br

bottom of page