SEMASDH realiza seminário de Economia Popular e Solidária
- ASCOM
- há 3 dias
- 1 min de leitura

A SEMASDH - Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, realizou na manhã desta terça-feira, 23/09, através da Diretoria do Trabalho, que tem à frente o Pr. Alarico, um seminário voltado para a economia popular e solidária.
A economia popular e solidária (EPS) é um modelo de desenvolvimento socioeconômico baseado na colaboração, solidariedade e sustentabilidade, centrado nas pessoas em vez do capital. Ela envolve diversas iniciativas como cooperativas, associações e grupos de trabalho que visam produzir e consumir de forma mais justa, gerar renda e qualidade de vida, fortalecendo comunidades e o meio ambiente. Exemplos incluem feiras de produtores, cooperativas de reciclagem, agricultura familiar e bancos comunitários.
A Economia Popular e Solidária é fomentada pelo programa Paul Singer, que tem à função de Identificar e apoiar os empreendimentos econômicos solidários;
Fazer a leitura das realidades regionais, mapeando suas dificuldades, vocação produtiva e saberes locais;
Incentivar a organização dos trabalhadores e a autogestão dos empreendimentos por meio da economia. Neste seminário, o programa no Estado foi representando pelas Sras. Camila Marcelina e Maria Barbosa, com o apoio da superintendência regional na pessoa do Sr. Leonardo Lani.
REDAÇÃO DE TEXTO: Áquila Santos.
IMAGENS FOTOGRÁFICAS: Áquila Santos.
REALIZAÇÃO: Assessoria de Comunicação e Marketing/PMPC