top of page
  • Foto do escritorASCOM

UBS Dolores da Silva Valentim se torna Unidade de Referência para casos suspeitos de Dengue


Em razão da epidemia de Dengue no município, a Secretaria de Saúde estabeleceu a Unidade Dolores da Silva Valentim como centro de referência para atendimento de casos suspeitos de dengue no município, na UBS é possível fazer os testes e coletas para atestar a doença, agora as coletas acontecem todos os dias da semana.

O atendimento exclusivo dos casos suspeitos de dengue na UBS Dolores da Silva será realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e de 14h às 17h. A orientação é para que, quem estiver com os sintomas da dengue, já procure diretamente a unidade de saúde de referência para o atendimento.


Quando devo procurar a unidade?

Os principais sintomas de dengue são dor nas articulações e músculos, dor de cabeça, náuseas e vômitos, cansaço e falta de apetite, febre alta e manchas vermelhas na pele. Caso apresente esses sintomas é necessário buscar atendimento na UBS e fazer realizar o teste. A realização da sorologia é feita a partir do quinto dia do início dos sintomas, já que ela depende da presença de anticorpos para detectar o vírus.

Por conta da Covid-19, pode ser difícil reconhecer se os sintomas apresentados são da doença ou se é dengue, visto que as duas doenças apresentam sinais clínicos semelhantes.

A COVID-19 e a dengue são doenças virais, mas são provocadas por vírus diferentes, com comportamentos distintos. A COVID-19 é uma doença respiratória aguda, na qual as pessoas infectadas geralmente apresentam febre, cansaço, coriza e tosse seca, que pode ser acompanhada de dor de garganta e dificuldade para respirar. Embora a maioria das pessoas apresente sintomas leves, a infecção pode evoluir para doenças respiratórias mais graves, como pneumonia.

Esses sintomas respiratórios não são frequentes na dengue, e apesar de as duas doenças serem febris e causarem dor de cabeça, dor pelo corpo e cansaço, esses sinais são mais intensos quando provocados pela dengue.

Além disso, a dengue é caracterizada por dores nas articulações, problemas gastrointestinais, manchas avermelhadas pelo corpo, além da queda no nível de plaquetas do sangue o que leva aos sangramentos que caracterizam a forma grave da dengue.

Em casos suspeitos de covid-19, o atendimento é realizado na Unidade Maria de Fatima que foi eleita pela Secretária de Saúde no início da pandemia para fazer o atendimento exclusivo de casos suspeitos de Covid-19 no município afim de evitar a disseminação da doença e aglomeração de pessoas.


Assessoria Especial de Comunicação e Marketing – AECM

bottom of page